POR QUANTO TEMPO É NECESSÁRIO PERMANECER NA POSIÇÃO DA PRANCHA? EXISTE UM PERÍODO IDEAL? – Blog Pratique Fitness

Por quanto tempo é necessário permanecer na posição da prancha? Existe um período ideal?

O tempo ideal para permanecer na posição da prancha pode variar de acordo com o nível de condicionamento físico de cada indivíduo e o objetivo do treinamento.

No entanto, existem algumas recomendações gerais que podem ser seguidas.

Qual tempo ideal para ficar na prancha?

Tem tempo certo para a prancha? O tempo de duração do movimento varia de acordo com o nível de cada praticante. Para os que estão começando é interessante que tentem se manter entre 20 a 30 segundos e aos poucos podem ir evoluindo para um tempo mais avançado, como dois minutos.

Quanto tempo de descanso na prancha?

Para quem está a iniciar a sua aventura no mundo do fitness, o especialista aconselha a manter a posição por cinco segundos e a repeti-la cinco vezes, com 40 a 60 segundos de descanso entre as repetições. Por outro lado, quem já tem alguma experiência, pode apostar em 10 a 20 segundos de cada vez.

Qual é o jeito certo de fazer prancha?

A prancha envolve se posicionar de bruços no chão, apoiando-se nos antebraços e nas pontas dos pés, mantendo o corpo reto e alinhado como se estivesse prestes a fazer um afundo. O objetivo é manter essa posição por alguns segundos, sem arquear as costas ou baixar o bumbum, enquanto se contrai o núcleo.

Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!

Por quanto tempo é necessário permanecer na posição da prancha? Existe um período ideal?

Para iniciantes, o ideal é começar com um tempo menor, em torno de 10 a 20 segundos, e aumentar gradualmente à medida que a força e resistência muscular melhoram. É importante lembrar que a qualidade da execução do exercício é mais importante do que o tempo de permanência na posição. Por isso, é recomendável realizar a prancha com a postura correta, mantendo o corpo alinhado e os músculos do abdômen, glúteos e pernas contraídos.

Para indivíduos com nível intermediário ou avançado, o tempo de permanência pode variar de 30 segundos a 2 minutos ou mais. Nesse caso, é importante desafiar o corpo de forma gradual e progressiva, aumentando o tempo de permanência ou adicionando variações à posição da prancha, como a prancha lateral ou a prancha com elevação de pernas.

No entanto, é importante ressaltar que a prancha não é o único exercício para o fortalecimento do core e não deve ser realizado como o único exercício para essa finalidade.

É recomendável incluir outros exercícios que trabalhem os músculos do abdômen, glúteos e lombar em um programa de treinamento completo e equilibrado. Além disso, é importante respeitar os limites do corpo e evitar exceder o tempo de permanência ou intensidade do exercício, que possa causar lesões ou desconforto.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Por quanto tempo é necessário permanecer na posição da prancha? Existe um período ideal?

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

Nutrição Online Consulta de 45 em 45 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *