Devo alongar antes ou depois do treino? – Treino Mestre
Praticantes de musculação ou de qualquer outro esporte, ouviram por muito tempo, que alongar antes da prática, era importante para prevenir lesões. Não é!
Sabemos que o alongamento, pouco antes da prática de exercícios, não previne lesões. Mas então, não devemos alongar antes da musculação? A resposta envolve vários fatores…
Primeiramente, temos que entender que apenas “esticar” ou “espreguiçar”, não é necessariamente um alongamento. Há diferenças consideráveis nisso.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
Alongar antes do treino de musculação? Mas que tipo de alongamento?
Primeiramente, temos que entender que alongar é quando mantemos uma posição, sem ajuda externa, de forma submáxima. Resumindo, não “forçamos” além do que conseguimos.
Geralmente, este tipo de alongamento está mais ligado ao ganho momentâneo de flexibilidade e a manutenção da mesma. No alongamento, de forma submáxima, a pouco ou nenhum ganho de flexibilidade em curto prazo.
Para ganho de flexibilidade, devemos trabalhar com o flexionamento, que nada mais é do que uma estratégia de aumento de intensidade da extensão muscular e articular. É algo mais “forçado”, mais intenso.
Estes dois fatores devem estar intimamente ligados. Há diferenças conceituais, fisiológicas e motoras muito importantes nisso.
Alongar é diferente de flexionar. E a forma como você faz isso, antes da musculação, é bastante importante.
Alongamento antes do treino de musculação reduz a força?
Vários estudos mostraram que o trabalho de flexibilidade, visando aumento desta valência física, reduz momentaneamente a capacidade de produção de força. Ou seja, é algo que não seria muito interessante para ser feito logo antes da musculação.
Mas isso se refere a trabalhos de flexionamento! Queremos ganho de flexibilidade de forma aguda e crônica.