(TRM) Treinamento resistido manual, musculação sem aparelhos – Treino Mestre
Muitas vezes o treinamento resistido fica apenas atrelado a questão dos aparelhos e máquinas utilizadas para a prática de exercícios de força.
Hoje por exemplo, já é consenso que os exercícios livres são mais eficazes que os feitos em máquinas, pois promovem uma maior estabilização da musculatura em geral.
Desta forma, o treinamento resistido manual, que é diferente da ginástica natural por exemplo, pois ele não utiliza as cargas provenientes da ação da gravidade ou ainda do peso do corpo, é uma excelente escolha.
Isso por que os treinamentos resistidos manuais são feitos sempre com o auxílio de uma segunda pessoa, que é quem vai impor a resistência ao movimento.
Por isso é muito importante não confundir estas duas práticas. Isso por que a primeira, a ginástica natural, muitas vezes não tem o efeito de gerar hipertrofia e o treinamento resistido manual, se bem executado, tem esta característica.
Como funciona o treinamento resistido manual?
Um dos maiores expoentes desta prática é o professor Cauê Vazquez La Scala Teixeira, que tem até livro publicado sobre este tema.
Basicamente podemos entender o treinamento resistido manual como uma prática natural e que pode ser feita em qualquer local. Mas esta não é a única vantagem deste método. Veja mais algumas delas:
Crédito da imagem: bodybuilding.com
Diversas são as vantagens da utilização da resistência manual no treinamento resistido, dentre as quais:
– Nenhum equipamento é necessário para execução dos exercícios. Eles podem ser realizados em qualquer lugar, a qualquer hora e sem custo algum;
– A resistência não é proveniente da força da gravidade;