FIT

Abdominal alpinista (escalador): como fazer e principais erros – Treino Mestre

Sempre que necessário, busco adaptar aos treinos, movimentos que não são de determinada modalidade. Acho muito restrito isso de que musculação é uma coisa, treinamento funcional é outra, Crossfit é outra e assim por diante.

Se é útil para determinado contexto, por que não usar? Um caso clássico, é o exercício alpinista. Ele é muito útil em diversos cenários e pode ser usado em um monte de situações.

Basicamente, ele é um exercício que envolve movimentos amplos e pode ser usado em circuitos, HIIT, como aquecimento, após o treino, em viagens e em mais uma série de situações.

As pessoas tendem a separar os exercícios por modalidade, quase como se fosse uma seita. Por isso, me considero um profissional do movimento humano, sem grandes rótulos.

Estudo movimentos, técnicas e adaptações, para usar as melhores com cada cenário. E vou te falar, sou fã do alpinista para diversos contextos.

Mas antes de falar disso, temos que entender como deve ser a sua execução!

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Execução correta e como fazer o exercício alpinista  (escalador)

De forma geral, o exercício alpinista (também conhecido como montanha alpinista) é bastante simples. Você deve apoiar as mãos no chão, com os cotovelos. Uma perna fica à frente, com o joelho flexionado, enquanto a outra, fixa estendida.

Em um movimento, você inverte esta posição, como mostrado no vídeo. A perna que vai a frente, flexionando o joelho, não toca no chão. O apoio fica por conta da perna de trás, que está estendida.

De maneira básica e geral, esta é a execução correta do exercício alpinista. Ele pode ser feito em intensidades diferentes, de acordo com o tempo de execução e a velocidade de troca da posição das pernas.

É fundamental, na execução do exercício alpinista, manter o alinhamento do tronco com o quadril, para que a eficiência do movimento seja maior. Veja como neste vídeo:

20 Melhores Exercícios para Core (Abdômen, oblíquos, lombar e Glúteos)Watch this video on YouTube

Basicamente, é desta maneira que o exercício alpinista deve ser executado. Há ainda, uma outra variação. Ao invés de apoiar as mãos no chão, você as apoia em uma parede, com o corpo levemente inclinado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *