Pegada supinada, pronada e neutra, conheça os tipos de pegadas e sua influência na musculação – Treino Mestre
A musculação é feita de detalhes. Muitas vezes, uma pequena variação pode fazer com que o exercício seja mais ou menos efetivo. Neste sentido, a pegada é um dos pontos mais importantes.
Na musculação, as variações de pegada influenciam diretamente a solicitação muscular. No geral, o que traz mais mudanças em relação ao tipo de pegada, é a solicitação de músculos do antebraço e do braço.
Mas antes de falarmos das variações, temos que entender os tipos de pegada!
Quais os principais tipos de pegada na musculação?
Por pegada, temos que ter como referência a forma como os punhos estão posicionados nos exercícios.
É a forma como você segura o ponto de apoio de carga. Neste caso, temos 3 diferentes tipos de pegada na musculação:
1- Pegada neutra;
2- Pegada supinada (supinação);
3- Pegada pronada (pronação).
A pegada neutra, é aquele em que os punhos estão na vertical, como mostra a imagem acima.
A pegada supinada é feita com a palma das mãos apontando para cima e a pegada pronada é feita com a palma das mãos apontando para baixo. Também é possível ver os exemplos desses 2 tipos de pegadas na imagem acima.
De forma direta, os diferentes tipos de pegada têm uma influência direta na solicitação dos músculos do antebraço. A pegada supinada (ou invertida) tem relação direta com os flexores do punho, a pronada com os extensores e a neutra, os abdutores.
Porém, mesmo no treino de bíceps e tríceps, isso tem uma grande influência. Desta maneira, de forma indireta, até mesmo o treino de peito e dorsais, tem alguma modificação com alguns exercícios.