Treino Metabólico: O que é, benefícios e como funciona (ficha montada)
Na musculação, existem diversos tipos de treino, no qual as variáveis, como intensidade e volume que são adaptados de acordo com o objetivo e grau de condicionamento de cada pessoa.
Sendo assim, existem diversos tipos de treino, com diferentes formas de estímulo para trazer resultados a quem os pratica.
Um destes treinos é chamado de treino metabólico. Neste artigo, será abordado o conceito deste tipo de treino, seus benefícios, suas variáveis, assim como exemplos de fichas para este.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
Porque se chama treino metabólico?
Há dois tipos de estímulos muito utilizados na musculação, de acordo com sua abordagem e características sendo estes o metabólico e tensional.
O estímulo metabólico está ligado ao acúmulo de metabolitos proveniente do estresse bioquímico ao qual o músculo foi submetido.
Segundo Prestes et.al. (2016), durante a realização de um treino com estímulo metabólico há o acúmulo de lactato, fosfato inorgânico e íons de hidrogênio.
Também é explicado o estresse metabólico através da restrição momentânea do fluxo sanguíneo, e como consequência, gera maior secreção de hormônios anabólicos e aumento da síntese proteica com ativação das vias associadas ao mTOR.
Porém, vale lembrar que a nomenclatura de metabólico e tensional são para identificar qual é o estímulo predominante e as adaptações fisiológicas esperadas em cada um, pois em todo treino de musculação há tensão muscular e também há a utilização de vias metabólicas.
Benefícios deste tipo de treino
O treino com estímulo predominante metabólico traz diversos benefícios na sua utilização. Sendo assim, alguns exemplos destes podem ser citados abaixo:
Treino metabólico e treino tensional, quais as diferenças?
Para quem quer saber todas as diferenças entre treino metabólico e tensional, temos esse artigo aqui completo: Treino tensionais e metabólicos: quais as diferenças? Nele falamos além das principais diferenças entre estímulos tensionais e metabólicos, quais provocam mais hipertrofia e em que fase são mais recomendados.
Ficha de treino metabólico
Para que um treino tenha como objetivo trazer um maior estresse metabólico, é necessário que este tenha algumas características, como já foi mostrado anteriormente.
Sendo assim, um exemplo de treino metabólico para hipertrofia seria o seguinte:
Treino agonista/antagonista
Peito e Costas
Exercício
Séries
Repetições
Intervalo
Supino reto+ Remada curvada
4
12+12
1 minuto
Artigos relacionados
Supino inclinado+ Remada Máquina
4
12+12
1 minuto
Voador Peitoral+ Crucifixo invertido
4
12+12
1 minuto