Exercícios isométricos: O que são, benefícios, para quem é indicado?
Existem diferentes variáveis que podem ser utilizadas e adaptadas de acordo com a condição de cada praticante de exercício. Uma destas é a forma como é realizada a contração muscular.
Sendo assim, existem dois tipos de contração muscular que podem ser utilizados por praticantes de diferentes perfis, grau de condicionamento e que buscam diversos objetivos com o treinamento.
Uma delas é a contração isotônica ou dinâmica e outra é a isométrica. Saber utilizá-las é ideal para obter melhores resultados ao se exercitar.
Dessa forma, neste artigo será abordada a contração isométrica, o seu conceito, assim como seus benefícios, exemplos de exercícios e como este pode ser inserido no treino.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
Conceito sobre isometria
A isometria é caracterizada pela contração muscular sem alterar o ângulo articular, ou seja, é quando, apesar de haver a contração muscular, não há nenhum movimento.
Sendo assim, ao invés de realizar o movimento normal, o exercício será realizado de forma estática em um determinado ângulo.
Esta tipo de contração é muito utilizada em modalidades como, musculação, yoga, treino funcional e pilates.
4° Principais benefícios dos exercícios isométricos
A isometria pode trazer diversos benefícios quando é corretamente implementada, sendo exemplo destes:
1° Aumento de força
Utilizar a contração isométrica pode aumentar a força muscular durante sua execução, porém o ganho de força ocorre somente no ângulo realizado do exercício.
Dessa forma, sugere-se que sejam incluídos também exercícios com movimento dinâmicos para tornar o treino mais completo.
2° Hipertrofia
Fonte Is Low-Intensity Isometric Handgrip Exercise an Efficient Alternative in Lifestyle Blood Pressure Management? A Systematic ReviewSILVEIRA. Os efeitos da atividade física na prevenção da hipertensão. Rev. Bras. Med. Esporte vol.5 no.2, 1999.