Transverso abdominal: sua função e o exercício mais recomendado – Treino Mestre
Sabe aquela cintura fina, que muitas mulheres e homens tem e que salienta o formato de V da parte superior de seus corpos?
Ela provavelmente é decorrente de uma boa dieta e do fortalecimento adequado de um músculo que nem tem movimentos específicos na musculação com pesos.
Estou falando do transverso abdominal, um músculo que muitas vezes é deixado de lado e com isso, compromete a qualidade do treinamento.
Mas antes de falarmos mais especificamente de como trabalhar com o transverso abdominal, precisamos entender como ele atua e sua posição anatômica.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
Transverso abdominal, anatomia e funções
O músculo transverso abdominal não pode ser treinado com pesos, pois ele tem uma função bastante específica.
Para entender a função do transverso abdominal, imagine uma cinta que passa por sua linha de cintura.
O transverso abdominal fica nesta região e sua função é comprimir as vísceras contra a coluna lombar. Resumidamente, o transverso abdominal é o músculo que “puxa” seu abdômen para “dentro”.
Ou seja, para ser ativado, o transverso do abdômen precisa de movimentos isométricos.
Portanto, além dos treinos específicos para este músculo, a conscientização corporal de contraí-lo durante movimentos que não são específicos para a musculatura abdominal.
Por exemplo, durante o agachamento, se você contrair o abdômen, de uma maneira indireta, estará solicitando um pouco de atividade do transverso abdominal. Mas é lógico que esta ação secundária não é suficiente para ter um reto abdominal forte e bem estabilizado.