FIT

Açúcar mascavo – Seus benefícios, informação nutricional, se engorda e consumo recomendado – Treino Mestre

Extraído da cana-de-açúcar, o açúcar mascavo não passa por nenhum processo de refinamento.

Como não recebe produtos químicos como o açúcar cristal ou o refinado, ele mantém grande parte dos nutrientes.

Apesar de ser bem melhor para a saúde do que o açúcar refinado, poucas pessoas consomem, tanto pelo preço mais alto quanto pelo sabor, que lembra muito o caldo de cana.

O açúcar mascavo apresenta muito mais benefícios para a saúde do que o açúcar refinado, e é sobre isso que falaremos hoje.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Para que serve o açúcar mascavo?

Além de trazer alguns benefícios à saúde, o açúcar mascavo pode ser substituído na dieta para quem evita comer muito doce.

Além de ele ser menos prejudicial, possui bem menos calorias que o refinado. Mais adiante falaremos sobre isso.

Ele pode ser inclusive usado (em moderação) por diabéticos, já que é mais fácil de ser degradado e digerido no organismo. Isso impede altos picos de insulina no sangue, como seria com o açúcar refinado.

Apesar de ter um gosto diferente e mais forte, vale à pena tentar acostumar o paladar com esse tipo de açúcar. Só de não passar pelo refinamento, já seria mais vantajoso fazer a troca.

Como funciona o processo de produção do açúcar mascavo?

Por não passar por nenhum processo químico como o açúcar refinado, o açúcar mascavo mantém não só os nutrientes como também a coloração natural amarronzada.

Ele é produzido durante um processo de resfriamento do melado, um caldo extraído da cana-de-açúcar, muito consumido nos Estados Unidos. Ele é semelhante ao mel de abelha que consumimos aqui.

Após o caldo ser extraído, ele é fervido, processo necessário para que algumas impurezas possam ser retiradas do caldo para que ele vire o açúcar posteriormente.

Informações nutricionais

Pessoas com doenças crônicas, como o Diabetes, crianças, gestantes e lactantes devem usar o açúcar de acordo com a recomendação de um médico para saber se devem substituir por algum tipo de adoçante.

Não é indicado também para pessoas que estão tentando perder peso, pois como já foi dito antes, o açúcar mascavo também possui uma grande quantidade de calorias.

Seu consumo exagerado pode causar uma série de danos e problemas de saúde, como a supressão do sistema imunológico, desenvolvimento de hipertensão, depressão, ansiedade, hiperatividade, envelhecimento precoce celular, retenção de líquido no organismo (causando a falsa sensação de ganho de peso), Diabetes, patologias hepáticas, dentre outros.

Existem ainda outras opções naturais para adoçar alimentos que aos poucos podem ir substituindo o açúcar mascavo. O ideal é que ao longo do tempo você vá diminuindo constantemente a quantidade.

Experimente também consumir pelo menos três porções diárias de frutas para diminuir a sensação de vontade de comer doces, bem como diminuir o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico.

Quanto mais ricas forem as refeições em fibras, proteínas e carboidratos, mais fácil vai ficar de ir diminuindo aos poucos a quantidade de açúcar consumido. Siga firme na dieta!

Um comentário sobre “Açúcar mascavo – Seus benefícios, informação nutricional, se engorda e consumo recomendado – Treino Mestre

  • Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *