FIT

Exercícios físicos ajudam a combater a fibromialgia – Treino Mestre

A fibromialgia vem se tornando uma síndrome cada vez mais comum.

Apesar de ser de ordem reumática, ela é caracterizada por possuir elementos psicossomáticos. Na verdade, as causas ainda são desconhecidas.

Por ser uma síndrome com estas características e por gerar dores crônicas e generalizadas, sonolência e fadiga, ela prejudica consideravelmente a qualidade de vida de seus portadores.

Neste sentido, o exercício físico vem se mostrando como uma forma de combate a fibromialgia.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Estudos envolvendo exercícios físicos no tratamento da fibromialgia

Como a Fibromialgia é uma síndrome ainda recente, carecemos de estudos em grandes populações e com aplicações transversais. Porém, há um grande interesse na ciência e o número de pesquisas cresce ano, após ano.

Valim (2006), realizou um estudo de análise bibliográfica, onde foram revistos 28 ensaios clínicos.

Em todos os estudos, houve melhora no quadro de dor e conforto por parte dos pacientes.

Neste estudo em específico, foram analisados apenas os estudos que utilizavam os exercícios aeróbicos como forma de tratamento.

Häkkinen (2001) realizou um estudo que avaliou os efeitos de 21 semanas de treinamento de força em mulheres, portadoras de fibromialgia e em pré-menopausa.

As pacientes que foram submetidas ao treinamento de força, tiveram ganhos físicos (aumento de força, por exemplo), mas também apresentaram redução de dores e fadiga, aumento da funcionalidade e melhora do quadro geral de qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *