DEPRESSÃO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DEPRESSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Exercício no Tratamento da depressão em crianças e adolescentes
A depressão é um problema grave e, infelizmente, bastante comum na população em geral. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país com maior prevalência de depressão na América Latina!
E esse problema não afeta somente a população adulta. Crianças e jovens também sofrem com depressão! Os impactos da pandemia de Covid-19 não estão restritos aos adultos e também afetam a saúde mental da juventude brasileira.
Para você ter uma ideia, segundo pesquisa do IEPS (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde) a prevalência da depressão entre jovens de 18 a 24 anos passou de 5,6% em 2013 para 11,1% em 2019.
Como tratar a depressão em crianças e adolescentes?
De acordo com um importante estudo publicado no periódico da Associação Médica Americana (JAMA) intitulado “Intervenções de atividade física para aliviar sintomas depressivos em crianças e adolescentes”, programas de exercícios supervisionados estão associados a reduções significativas nos sintomas de depressão entre crianças e adolescentes, de acordo com a análise de dados de 21 estudos envolvendo mais de 2.400 crianças.
TRATAMENTO DA DEPRESSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Segundo um dos autores do estudo, o Dr. Walter Thompson da Universidade da Georgia nos Estados Unidos, esta é a primeira vez que se reúne estudos suficientes para que possamos chegar a uma boa conclusão para responder à pergunta: ‘A atividade física e o exercício são bons para crianças com sintomas depressivos?’. A resposta é um grande e sonoro “SIM”!
Mas quanto exercício é necessário para aliviar os sintomas de depressão?
Os dados do estudo indicam uma dose específica de exercício que produzirá o maior benefício em crianças: cerca de uma hora de atividade física três dias por semana fornece o melhor alívio para os sintomas de depressão.
A depressão é o segundo transtorno mental mais comum entre crianças e adolescentes e é um forte preditor de futuros transtornos mentais e suicídio, disseram os autores do estudo.
É muito importante que as crianças e adolescentes se envolvam com exercícios porque até 67% dos jovens com sintomas depressivos correm o risco de desenvolver depressão ou ansiedade na idade adulta!
TRATAMENTO DA DEPRESSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Exercício é bom para crianças?
Além de combater a depressão e ser bom para o corpo, o exercício também promove a saúde do cérebro!
Há evidências de que, quando as crianças se exercitam, a substância branca do cérebro melhora e, portanto, as partes do cérebro que se comunicam entre as regiões se tornam mais inter-relacionadas e mais eficientes. Logo, há mais ativação em áreas relevantes para tarefas cognitivas. Como consequência, as partes do cérebro das crianças responsáveis pelo foco ficam mais ativas depois que elas se exercitam e isso ajuda também no desempenho escolar!
TRATAMENTO DA DEPRESSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Um detalhe importante desse estudo é que a atividade física deve ser adequadamente direcionada! É fácil para os pais dizerem aos seus filhos para “sair e brincar”, mas algumas crianças saem de casa e sua ideia de “brincar” é pegar seus telefones e jogarem online!
Os autores do estudo orientam os pais a garantir que seus filhos façam aulas de educação física, esportes ou academia para que possam desenvolver hábitos saudáveis que os acompanharão até a idade adulta!
Os pais também podem fazer com que seus filhos se exercitem simplesmente se exercitando com eles e dando o exemplo! Que tal vir com toda a família para o clube ou uma academia?
A Pratique tem atividades para todas as idades, dentro e fora d’água, desde bebês até adultos.
Vem para a Pratique! Família que faz exercícios unida, fica saudável por toda a vida!
Fonte: Recchia, F., Bernal, J. D., Fong, D. Y., Wong, S. H., Chung, P. K., Chan, D. K., … & Siu, P. M. (2023). Physical Activity Interventions to Alleviate Depressive Symptoms in Children and Adolescents: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Pediatrics.