CONFIANÇA

O que funciona melhor para perder peso?

O que funciona melhor para perder peso?

O que funciona melhor para perder peso?

A obesidade pode levar a um aumento dos riscos de doenças graves, incluindo infarto do miocárdio, derrame e diabetes tipo 2. O controle do peso é uma estratégia eficaz para prevenir e controlar a obesidade e as doenças relacionadas a ela.

Perder peso intencionalmente pode trazer benefícios de saúde a longo prazo para indivíduos com obesidade, independentemente do método ou estratégia que eles usam, de acordo com um estudo com quase 200.000 pessoas realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard nos Estados Unidos.

O que funciona melhor para perder peso?

O que é obesidade?

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado por um desequilíbrio de energia na alimentação. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético do organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia.

Qual problema de ter obesidade?

Pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.

No estudo, os pesquisadores observaram que, ao longo do tempo, as pessoas que perderam mais de 4,5 kg tiveram menor ganho de peso e menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles que não perderam peso.

O que funciona melhor para perder peso?

O estudo incluiu participantes saudáveis de três outros estudos realizados entre 1988 a 2017. Os indivíduos tinham entre 24 e 78 anos e eram predominantemente do sexo feminino – 11,6% do sexo masculino e 14,2% do sexo masculino.

Eles agruparam os métodos que levaram à perda de peso de mais de 4,5 kg em sete categorias: dieta de baixa caloria, exercício, dieta de baixa caloria mais exercício, jejum, programa comercial de perda de peso, pílulas dietéticas e uma combinação de jejum, pílulas comerciais e dietéticas.

O exercício foi o método mais eficaz para o controle e prevenção de peso a longo prazo em indivíduos com obesidade e associado ao menor ganho de peso após quatro anos.

O que funciona melhor para perder peso?

Mas o resultado foi o inverso para o grupo de jejum e pílulas dietéticas! Os indivíduos desse grupo com obesidade perderam apenas 0,3% de perda de peso, pessoas com sobrepeso ganharam 2% a mais de peso e indivíduos magros aumentaram 3,7% mais o peso.

24 anos depois, o risco de diabetes foi reduzido para indivíduos com obesidade, independentemente da estratégia de perda de peso – variando de uma redução de 21% para o grupo de exercícios e uma redução de 13% para pílulas dietéticas.

Para indivíduos com excesso de peso, os pesquisadores observaram uma redução de 9% no risco de diabetes tipo 2 para o grupo de exercícios e um aumento de 42% no risco para aqueles que tomaram pílulas.

O que é a diabetes?

A diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

O que funciona melhor para perder peso?

Como prevenir o diabetes?

A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo exagerado de álcool e tabaco. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer!

Os autores concluem que, embora a perda de peso seja benéfica para aqueles com sobrepeso e obesidade, as estratégias de perda de peso não trazem os mesmos ganhos para indivíduos magros e devem ser usadas apenas por aqueles que realmente precisam delas!

A boa notícia é que os indivíduos com obesidade se beneficiam claramente com a perda de alguns quilos e os benefícios para a saúde duram mesmo quando a perda de peso é temporária!

Portanto, se quer perder peso não tente fazer isso sozinho. Procure ajuda de profissionais. Venha para a Pratique! Aqui, nós cuidamos de você.

Referência: Keyi Si, Yang Hu, Molin Wang, Caroline M. Apovian, Jorge E. Chavarro, Qi Sun. Weight loss strategies, weight change, and type 2 diabetes in US health professionals: A cohort study. PLOS Medicine, 2022; 19 (9): e1004094 DOI: 10.1371/journal.pmed.1004094 link: https://www.sciencedaily.com/releases/2022/09/220927144323.htm

Nutrição Online Consulta de 45 em 45 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *