FIT

L-Carnitina: Para que Serve, Se Emagrece e Como tomar

A L-carnitina é uma substância muito usada hoje em dia por quem quer emagrecer e pratica atividade física.

A atuação dela ocorre nas células do corpo humano, onde há geração e queima de energia.

Ela é produzida naturalmente pelo corpo humano, mas também pode ser ingerida através da dieta com uma alimentação balanceada.

Outra opção é a ingestão da L-carnitina por meio de suplementos.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que é L Carnitina?

A L-carnitina também é conhecida simplesmente por carnitina, levocarnitina, L-Carnitine ou vitamina B11.

Sendo assim, ela é uma amina quartenária que é produzida pelo nosso organismo nos rins e fígado de modo natural e é armazenada em sua maior parte nos músculos cardíaco e esquelético (cerca de 98%). O restante fica armazenado no fígado, rins e fluídos extracelulares.  

O processo de armazenamento ocorre por meio de dois aminoácidos essenciais, a metionina e a lisina.

Os aminoácidos essenciais fazem parte daquele grupo o qual é possível de ser alcançado somente a partir da alimentação; ou seja, não são produzidos pelo corpo sem uma dieta balanceada.

Ou seja, a L-carnitina só é sintetizada no corpo a partir das substâncias que são ingeridas.  

Por conta disso, o corpo humano, embora produza e armazene a L-carnitina, isso pode acontecer num nível baixo. Justamente por isto as opções de suplementação têm se tornado populares ultimamente.

Por conta das suas características e dos objetivos os quais as pessoas têm ao usar a substância, existem especificações sobre como tomar L-carnitina. Veja:

Tome em jejum (por exemplo, logo que acordar pela manhã) ou de forma fracionada ao acordar e antes do treino

Não consuma antes de dormir, pois a geração de energia pode levar à má qualidade do sono ou mesmo falta dele

Use de 500mg a, no máximo, 3g por dia

É importante salientar que para decidir se é possível utilizar o suplemento, os horários e a dose, uma consulta médica é importante.

Ele poderá solicitar exames para avaliar, por exemplo, o nível de insulina no sangue, o que irá determinar se é possível ou não tomar a L-carnitina.

Artigos relacionados

Quer saber quais as mais recomendas e melhores marcas de L-Carnitina e onde comprar pelo menor preço? Veja o artigo com todas as informações logo abaixo:

[irp posts=”13603″ name=”As 7 Melhores Marcas de L-Carnitina (MELHOR PREÇO)”]

Composição da L Carnitina

A composição dos suplementos à base de L-carnitina costuma ser ela de forma concentrada e pura.

Além disso, podem ser encontradas algumas vitaminas adicionais, dependendo da marca que for utilizada e do objetivo de cada um.

Para que serve a L Carnitina

Você irá encontrar a L-Carnitina presente em várias composições de suplementos termogênicos e emagrecedores.

Isso se deve a sua forma de ação no organismo, que tem participação fundamental no metabolismo das gorduras, fazendo o transporte dos ácidos graxos para as mitocôndrias, essas que por sua vez, são as principais responsáveis por gerar energia.

Resumindo de forma clara essa parte, a L-Carnitina serve para que a gordura, além do carboidrato em excesso, acabem sendo utilizadas como fonte de energia, consequentemente, promovendo a perda de gordura e emagrecimento.

Outro motivo da procura por esse emagrecedor, é que ele promove um estimulo secundário na produção de energia também, relacionado as nossas reservas de glicogênio muscular, resultando em um aumento da resistência muscular durante as sessões de treino de força (musculação).

A L-Carnitina também apresentou resultado promissores na elevação da produção de No2 (óxido nítrico), o gás No2 promove o aumento de fluxo sanguíneo através da vasodilatação.

Esse aumento será responsável por maior oxigenação do sangue e envio de nutrientes para as células musculares, acarretando na regeneração das fibras depois dos treinos, resultando com isso, o ganho de massa muscular.

Possíveis Benefícios da L Carnitina

Os benefícios da L-carnitina não estão vinculados somente  à perda de peso. Ela traz vantagens ao corpo de uma forma geral quando na dose certa:

L carnitina emagrece?

Ainda carece de mais estudos, já que existe muita controvérsia e alguns estudos não são conclusivos.

Alguns fabricantes alegam que como essa substância atua diretamente na queima de energia, então ela auxiliaria no emagrecimento.

 Essa perda de peso é potencializada quando há, simultaneamente, a prática de exercícios físicos, pois se a gordura quebrada não for utilizada como fonte de energia ela voltará a ser armazenada novamente.

Para este fim, a L-carnitina deve ser ingerida principalmente no período pré-treino.

Basta tomá-la por cerca de meia hora antes de iniciar os exercícios físicos.

Executando estes exercícios com o suplemento, a performance deles e a redução dos níveis de gordura corporal serão otimizados. Por conseguinte, a perda de peso acontece de forma mais rápida.

[irp posts=”1265″ name=”Termogênico – O que é, Para que serve, Se faz mal e Como tomar”]

Efeitos colaterais da L Carnitina

É bastante incomum qualquer efeito colateral da L-carnitina, principalmente se utilizada na dose correta.

No máximo, sintomas como náuseas e vômitos, dores abdominais e diarreias podem acontecer.

Leia também:

+ Qual o melhor termogênico? Conheça os melhores termogênicos do mundo!

+ 18 Remédios para emagrecer que são naturais e não prejudicam a saúde

+ Lipo 6 e Lipo 6 Black: Como tomar e mais de 600 depoimentos

Contraindicações

Por conta da sua ação, quem tem pouca gordura corporal deve evitar o consumo da L-carnitina.

Além disso, hipertensos, doentes cardíacos, quem sofre de fraqueza ou anemia e grávidas ou lactantes não devem utilizar a L-carnitina.

Referências: Dietary l-carnitine supplementation improves bone mineral density by suppressing bone turnover in aged ovariectomized rats. COELHO, Christianne de Faria et al . A suplementação de L-carnitina não promove alterações na taxa metabólica de repouso e na utilização dos substratos energéticos em indivíduos ativos. scielo.br/ Chronic oral ingestion of L-carnitine and carbohydrate increases muscle carnitine content and alters muscle fuel metabolism during exercise in humans.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *