O QUE DÁ MAIS RESULTADO NOS EXERCÍCIOS
Quando as pessoas começam a fazer exercícios é natural ter ansiedade para ver resultados. Essa vontade de ter resultados rápidos faz muitas pessoas exagerarem nos exercícios logo no início. Isso é terrível porque acaba por afastar as pessoas dos exercícios e para longe dos tão desejados resultados!
Então, o que é melhor: Fazer muito exercício de uma vez ou fazer pouco exercício várias vezes?
Esse é um dilema enfrentado por muitas pessoas, mas uma pesquisa da Edith Cowan University (ECU) publicada no Jornal Escandinavo de Medicina e Ciência no Esporte vem responder a essa pergunta. Esta pesquisa indica que um pouco de atividade diária pode ser a abordagem mais adequada, pelo menos quando se trata da musculação!
O estudo levou quatro semanas e envolveu três grupos de participantes. Após 4 semanas as mudanças na força e na espessura muscular (hipertrofia) foram medidas e comparadas.
Dois dos grupos realizaram 30 repetições por semana, com um grupo fazendo 6 repetições por dia durante 5 dias na semana (grupo 6×5), enquanto o outro fez todas as 30 repetições em um único dia, uma vez por semana (grupo 30×1). O último grupo realizou apenas seis repetições um dia por semana (6×1).
Após 4 semanas o grupo que fez 6 repetições por 5 dias na semana (6×5) teve aumentos significativos na força muscular – mais de 10% – com um ganho de hipertrofia muscular semelhante ao grupo que fez 30 repetições (30×1)! O grupo que fez 6 repetições 1 vez por semana não teve nenhum resultado.
O que esse estudo prova?
Que contrariamente ao que as pessoas acreditam, fazer pouco exercício funciona!
As pessoas pensam que precisam fazer uma ficha longa de musculação, com muitos exercícios, para terem resultados, mas não é o caso! Poucas séries e poucos exercícios já são suficientes para garantir tanto aumentos na força quanto hipertrofia muscular.
E por que é importante fazer musculação? Por que é necessário ter força e massa muscular?
Acontece que a força muscular é importante para a nossa saúde. A musculação ajuda a prevenir a diminuição da massa muscular e força com o envelhecimento, o que pode levar a desequilíbrios e quedas.
Além disso, a diminuição na massa muscular está relacionada ao aparecimento de muitas doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, demência, além de problemas musculoesqueléticos, como osteoporose.
Quer fazer musculação mas está em dúvida? Não sabe como fazer? Venha para a Pratique! Aqui, nós cuidamos de você.
Fonte: Yoshida, R., Sato, S., Kasahara, K., Murakami, Y., Murakoshi, F., Aizawa, K., … & Nakamura, M. (2022). Greater effects by performing a small number of eccentric contractions daily than a larger number of them once a week. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, 32(11), 1602-1614.