FIT

Treinar doente, por que esta é uma péssima ideia? – Treino Mestre

Quando você tem objetivos claros e metas a serem alcançadas, raramente vai querer perder um treino. Isso, quando feito de maneira saudável, é algo altamente positivo.

O problema começa quando isso passa do limiar normal para algo obsessivo.

Vemos muitas pessoas que treinam mesmo sem terem as devidas condições, como quando estão doentes, por exemplo.

Para ser mais específico, na grande maioria dos casos, treinar doente é um erro comum e bastante maléfico, seja para a sua saúde, seja para o seu desenvolvimento físico.

Isso porque o fato de treinar doente pode trazer uma série de problemas para a sua recuperação e gerar ainda, um quadro acentuado de catabolismo muscular.

Algo que toda pessoa que treina quer evitar, não é? Mas para que isso tudo fique mais claro, vou explicar isso tudo mais detalhadamente!

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Por que você precisa poupar energia quando está doente?

Primeiramente, precisamos entender o que é estar doente. Quando me refiro aqui a este quadro patológico, estou querendo mostrar algo que seja debilitante, que envolva por exemplo, febre (sinal de infecções), mal-estar, dor no corpo e dores acentuadas.

Não vou me ater muito nisso, mas no geral, na maioria dos casos estar doente é apresentar um ou mais sintomas como estes.

Quando você adoece, seu corpo entra em uma “batalha” interna, através dos mecanismos de defesa, para combater a doença em questão. Isso vale para todos os casos, seja ela causada por bactérias, vírus ou qualquer outra coisa.

Depois disso, o passo mais importante é manter a alimentação em dia! A doença em si é catabólica, por isso, você precisa dar o devido suporte ao seu organismo, para evitar este quadro.

É muito importante manter uma dieta equilibrada em quadros de doença, pois isso evita perdas em termos de massa muscular e ainda, acelera o processo de recuperação.

Por isso, é muito importante conversar com seu médico sobre como sua alimentação deve ser neste período, ou ainda, ter contato com seu nutricionista. Este poderá te dizer se você deve ou não continuar suplementando e que alimentos deve ingerir.

Leia também: Posso ficar quantos dias sem treinar sem que o progresso seja afetado?

Conforme você for ficando curado, pode ir aos poucos voltando aos treinos. Mas é muito importante destacar alguns pontos:

1. Os treinos devem ser submáximos, até que você esteja totalmente recuperado. Isso porque muitas vezes as pessoas acham que estão curados e voltam “com tudo” aos treinos. Mas isso pode fazer com que o quadro de doença retorne e você precise novamente parar.

Por isso, volte com menos intensidade e volume do que estava treinando antes de ficar doente. Treinos submáximos são os mais indicados nestes casos.

2. Se as doenças estiverem sendo muito recorrentes, reveja seu treino. Por ser imunossupressor, os treinos podem estar sendo mal planejados se você fica doente com muita facilidade. Outro ponto aqui apresentado é a dieta, que se for mal planejada, pode agravar este quadro.

3. Descanse! Se você está doente, vá para sua casa e descanse! Você poderá recuperar isso mais facilmente se ficar bem logo. Deixe a ansiedade de lado e cuide da sua saúde primeiro!

Treinar doente é insanidade e só te trará prejuízos. Treino eficiente é aquele feito de maneira inteligente! Muito mais grave do que faltar a alguns treinos, é comprometer sua saúde e sua qualidade de vida!

Com tudo isso, da próxima vez que ficar doente, tome todos os cuidados para voltar a ficar bem, para depois voltar a treinar! Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *