HIIT na natação, é possível fazer? – Treino Mestre
Na busca por resultados melhores ou mesmo para encontrar uma atividade mais prazerosa, surgem variações muito interessantes do HIIT. Veja agora como fazer HIIT na natação!
Um método de treino que existe e foi estruturado a pelo menos 70 anos, mas que só agora de fato ficou conhecido.
O HIIT (High Intensity Intermittent Training) foi profundamente estudado pela ciência e hoje é tido como um dos mais relevantes e eficientes métodos de treinamento, seja para o desempenho, seja para fins estéticos ou de qualidade de vida.
Neste sentido, variações como o HIIT na natação foram pensados para englobar pessoas que não se adaptam as outras variações.
É lógico que existem uma série de situações a serem levadas em conta na sua execução, mas até a ciência vem mostrando os benefícios do HIIT na natação, principalmente quando aplicado a fins de emagrecimento!
Veja agora uma análise completa, com estudos, possibilidades e limitações do HIIT na natação!
HIIT na natação, a ciência concorda?
Falar de HIIT sem pensar em Izumi Tabata é praticamente impossível. Criador do método de treino mais famoso de todos os métodos intervalados, ele permanece pesquisando o método que o tornou conhecido.
Em dois trabalhos recentes, públicos no ano de 2001 no JAP e outro no ano de 2004 no Japanese Journal of Physiology, ele mostrou os benefícios do HIIT na natação.
Nestes estudos, ele avaliou as mudanças que ocorreram em ratos após o estudo. Nestes trabalhos ele aplicou 14 sprints de natação nos ratos e verificou benefícios palpáveis!