Tipos de pisada: como estes fatores podem influenciar no exercício físico
A formação do arco plantar tem influência direta na pisada e dependendo da formação, pode refletir na coluna, joelhos e até no desempenho de atividades físicas. Veja mais nesse artigo.
Para poder desenvolver atividades e exercícios físicos o corpo precisa estar em harmonia e com um bom equilíbrio muscular para tornar o treino mais seguro e eficiente.
Os pés são a base do corpo e muitas vezes não são levados em conta no programa de treino, sendo que um desequilíbrio nestes podem levar a desvios posturais, desequilíbrios musculares e até movimentos compensatórios que possam ocasionar dores e desconfortos em diversas articulações.
Dessa forma, este artigo busca explicar o conceito de arco plantar, os tipos de pisada, cuidados e recomendações para cada uma.
O que é arco plantar?
O arco plantar é o nome que se dá a curvatura logo abaixo do pé, oriunda da formação óssea e muscular da região, a qual acontece durante a infância.
A boa formação deste é responsável por uma maior distribuição do peso corporal durante a pisada, porém pode haver irregularidades na formação do arco plantar e estas são conhecidas como pé chato e pé cavo.
Pé chato
A baixa curvatura do arco plantar é chamada de pé plano ou pé chato, a qual em alguns casos pode levar a desalinhamentos na coluna, sobrecarga no joelho, fascite plantar, entre outros problemas que podem comprometer a qualidade de vida do individuo.
Esta condição é em maior parte hereditária e nos casos mais graves é necessário até cirurgia, porém a depender do quadro desta é possível amenizá-la, utilizando de exercícios como a flexão plantar e alongamentos na região.
Pé cavo
A curvatura acentuada no arco plantar é chamada de pé cavo e em alguns casos pode levar a dores na região do calcanhar e metatarso, devido a um maior impacto sobre estes devido a maior absorção de impacto por estas áreas.