Agência Minas Gerais | Obras do Provias em duas rodovias da Zona da Mata estão perto de serem concluídas
Mais duas rodovias da Zona da Mata estão passando por recuperação funcional do pavimento asfáltico. Desta vez, as melhorias são executadas na MGC-120, trecho entre Ponte Nova e Dom Silvério, e na AMG-1760, no segmento entre o entroncamento da MGC-120 e o município de Sem Peixe.
No total, 49,8 quilômetros serão revitalizados a um custo de R$ 19 milhões, conforme previsto no pacote de obras do Provias, o maior conjunto de ações na área rodoviária da última década do Governo de Minas.
As equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) já executaram mais de 70% das intervenções previstas. A próxima etapa é a realização da sinalização horizontal e vertical das vias. As obras devem ser concluídas até o próximo mês de abril.
Iniciadas em maio de 2023, o prazo contratual para realização de todas as intervenções na pista é de 12 meses, prevendo, inclusive, as interrupções necessárias em função do período de chuvas que impede a execução de alguns serviços.
As obras nas duas rodovias vão favorecer a economia dos municípios, voltada para a produção agropecuária, além de ser alternativa de acesso à BR-262, na altura do município de João Monlevade.
Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, os investimentos na malha rodoviária mineira visam reduzir as diferenças regionais, incrementar o desenvolvimento econômico, promover a segurança e a qualidade de vida da população.
“Investir em infraestrutura aquece a economia e ajuda o setor produtivo. O Estado recuperou a capacidade de investir e, à medida que fortalece a estrutura de logística, atrai mais investimentos e torna nossos produtos mais competitivos”, avalia.
Provias
As obras do Provias vêm se multiplicando em todas as regiões mineiras. E o pacote de investimentos não para de crescer. Em abril de 2022, quando o programa foi lançado, eram 99 obras e um investimento de cerca de R$ 2 bilhões. Hoje, são 124 obras e mais de R$ 2,5 bi destinados à recuperação e pavimentação de rodovias, além da construção de pontes.
O Provias tem potencial de adicionar ao PIB mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.
Grande parte dos recursos do Provias – cerca de R$ 2 bilhões – são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.