Sem categoria

Ações da SAS promovem saúde e prevenção entre idosos do Serviço de Convivência – CGNotícias

O trabalho de prevenção e promoção da saúde entre os idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é uma prioridade constante para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Convivência do Idoso (CCI).

Diferente de campanhas pontuais, as unidades desenvolvem um cronograma contínuo ao longo de todo o ano, realizando atividades e orientações — muitas em parceria com a Sesau — que visam estimular a autonomia, o envelhecimento ativo, além de incentivar, entre os usuários, a realização de avaliações médicas periódicas. Esse acompanhamento regular é a chave para a prevenção e detecção precoce de doenças que afetam a população idosa.

Com esse propósito, a equipe do CCI Elias Lahdo promoveu uma roda de conversa inédita coordenada pela enfermeira Ávila de Souza Gonçalves, que atua na Santa Casa da Capital, e teve como tema doenças cardíacas e morte súbita.

Por meio de uma abordagem oral e didática, a enfermeira buscou conscientizar o público sobre a importância da prevenção e de reconhecer os sinais que indicam o momento de procurar um médico. “Inicialmente, os sintomas podem não ser malignos, mas a persistência e a falta de atenção podem levar a uma consequência muito grave, como infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e até a morte súbita”, alertou Ávila.

A enfermeira enfatizou a necessidade de buscar assistência médica e aprimorar hábitos de vida, como o cuidado com a alimentação e o controle do estresse, independentemente da faixa etária. A profissional também ressaltou a diferença na manifestação dos problemas de saúde entre homens e mulheres e a importância de compartilhar o conhecimento e a prevenção com a família.

A roda de conversa foi o primeiro contato de Ávila com o público do CCI, e a experiência, segundo ela, foi positiva. “Eu vi pessoas e, principalmente, os idosos, muito interessados e participativos. Espero ter novas oportunidades para levar outros temas e conhecimentos, bem como aprender com a experiência dos próprios idosos”, disse.

Programação

A coordenadora do CCI, Ana Lia Manvailer, explica que a equipe da unidade faz um planejamento constante e mensal para identificar, por meio de atividades, quais os temas de maior interesse dos usuários. “Após essa análise, escolhemos os assuntos para aprofundar as informações para eles, mostrando a importância da prevenção, já que muitas vezes as pessoas não se atentam aos sinais do corpo”, ressaltou.

Frequentadora do CCI Elias Lahdo há um ano e sete meses, a costureira Judite Maria da Silva, que também já trabalhou como enfermeira, aprovou a iniciativa da roda de conversa e elogia as ações constantes voltadas à saúde dos idosos. “Perdi meu marido porque ele nunca gostou de realizar os exames preventivos. Mesmo já tendo atuado na profissão, com o passar dos anos a gente esquece muita coisa, e essas palestras ajudam a lembrar as orientações importantes que sempre dei aos meus pacientes”, afirmou.

Levada à unidade por uma amiga que frequentava as aulas de violão no CCI, Judite conta que o ambiente acolhedor e as atividades ajudaram a superar a tristeza pela morte do marido. “Aqui a gente troca experiências e recebe o carinho de toda a equipe”, frisou.

Para a aposentada Nair Trevisan, a roda de conversa reforçou os cuidados que ela já tem com a própria saúde. “Ela esclareceu bem as dúvidas sobre as doenças e falou da importância dos exercícios físicos. Eu vou regularmente ao cardiologista, mas é sempre bom ouvir um profissional”, disse. A dona de casa ressalta que é justamente esse cuidado que permite que ela frequente as atividades físicas oferecidas no CCI.

Após se afastar por um período para cuidar da filha, Nair retomou as atividades físicas na unidade, que frequenta há quase 20 anos. “Eu faço exercício com o professor, ele é ótimo, gosto demais dele. Não tenho nada para reclamar, todos eles são muito simpáticos com a gente e carinhosos”, finalizou.

#ParaTodosVerem As imagens mostram a ação da SAS.