Capacitação fortalece eficiência nas contratações de TIC em Mato Grosso do Sul – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul
Curso reúne 65 profissionais para aprimorar conhecimento técnico e estratégico em contratações na área
O Governo de Mato Grosso do Sul promove, entre os dias 17 e 19 de setembro, no auditório da Secretaria-Executiva de Transformação Digital (Setdig), no Parque dos Poderes, a capacitação “Contratações de TIC em consonância com a Lei 14.133/21”. Com carga horária de 24 horas e a participação de 65 servidores de todas as Unidades Gestoras do Estado, o curso busca fortalecer práticas modernas de planejamento, gestão e transparência nas contratações públicas.
A formação é voltada a profissionais com atuação nos processos de contratação de tecnologia da informação e comunicação, incluindo analistas de TI, assessores técnicos, membros de comissões de contratação, equipes de governança de TI, áreas jurídicas e gestores de projetos.
Entre os temas abordados estão planejamento de serviços de software, elaboração de Estudos Técnicos Preliminares (ETP), modelos de contratação e remuneração, estimativas de quantidade e de valor, estudo de mercado aplicado ao contexto estadual, gestão de riscos em contratações de TIC, além do uso de inteligência artificial e automação de processos. O curso é ministrado pelo professor Walter Cunha, mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV, auditor federal da CGU-TI e especialista em gestão de planos, projetos e contratações para governos.
De acordo com a secretária-adjunta de Governo e Gestão Estratégica, Ana Nardes, a capacitação é um investimento estratégico para fortalecer o pilar digital da gestão. “Vivemos um momento de transformação na administração pública, em que a sociedade exige eficiência e transparência. Com essa formação, garantimos celeridade nas contratações e agilizamos a entrega dos serviços à população, tornando-os mais efetivos e acessíveis, acompanhando a evolução tecnológica e a mudança de cultura na administração estadual, possibilitados pela nova Lei de Licitações, que consolida esse movimento e prepara o Governo para os desafios futuros.”, afirmou.
Na mesma linha, o secretário-executivo de Transformação Digital, Robson Duarte de Alencar, destacou que a iniciativa vai possibilitar a construção de Estudos Técnicos Preliminares e Termos de Referência mais consistentes e qualificados no processo de contratação de serviços na área. “Os principais atores da transformação digital do governo estão reunidos aqui, o que certamente vai promover a uniformidade do conhecimento e das boas práticas exigidas pela legislação, fortalecer as mudanças estruturais necessárias, ampliar a utilização de novas aplicações com inteligência artificial e consolidar um novo formato de trabalho”, afirmou.
De iniciativa da Segov, Escolagov e SetDig, a formação reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul em preparar os servidores para lidar com as novas exigências trazidas pela Lei 14.133/21, considerada um marco para a modernização das contratações públicas. “Este encontro representa nossa missão sendo cumprida: a materialização dos investimentos feitos em favor do servidor e da gestão, além de proporcionar oportunidades de networking e fortalecer a construção de grupos de trabalho capazes de enfrentar os desafios da transformação digital no governo”, acrescentou a diretora de Expansão Institucional e Planejamento Estratégico e diretora-presidente em exercício da Escolagov, Suelen Librelotto Sirugi.
Um dos eixos da gestão do governador Eduardo Riedel, a transformação digital moderniza e simplifica os serviços públicos, tornando-os acessíveis em formato online por sites e aplicativos, com foco em praticidade. Pilar que acompanha as tendências governamentais da atualidade, tem como objetivo colocar o cidadão no centro das políticas públicas, fortalecer a confiança na gestão e incorporar as inovações no dia a dia da Administração Estadual. Entre as ações, destacam-se a inclusão e inovação tecnológica e a capacitação contínua de servidores para a utilização eficiente das novas plataformas implementadas.
Elaine Paes, Comunicação Segov