Agência Minas Gerais | Minas Gerais é o primeiro estado do Brasil a registrar mais de 100 mil transferências digitais de veículos
Minas Gerais atingiu uma marca inédita no Brasil e já realizou mais de 100 mil transferências digitais de veículos, serviço implementado pelo Governo de Minas em novembro de 2024.
A funcionalidade, idealizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a Companhia de Tecnologia do Estado de Minas Gerais (Prodemge), é fruto de um esforço contínuo para tornar os serviços prestados Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) mais acessíveis e rápidos para a população.
Com a transferência digital de veículos, o vendedor e o comprador formalizam a transação no momento da venda, e as informações são registradas instantaneamente nas bases estaduais. Atualmente, a transferência pode ser feita pelo MG App ou pelo Portal Cidadão. Na modalidade, o veículo deverá apenas ser levado na vistoria, para que, após a inspeção, a transferência de propriedade seja finalizada.
Dessa forma, o serviço elimina a necessidade de visitas presenciais a unidades de atendimento para emissão do novo documento, que é feita em poucos minutos após a vistoria, diretamente no aplicativo ou no portal, eliminando filas e períodos de espera. O processo garante mais agilidade, reduz burocracias e dá comodidade aos motoristas que compram ou vendem veículos.
Entre as principais vantagens do serviço, está a possibilidade de assinar digitalmente o contrato de compra e venda, dispensando a necessidade de reconhecimento de firma em cartório. Além disso, a checagem da documentação é feita automaticamente pelo sistema, aumentando a segurança das operações.
“A marca de 100 mil transferências digitais demonstra o diferencial do serviço mineiro, pautado na simplicidade e na segurança, sempre com foco principal no cidadão. Esse número foi atingido em apenas dez meses após a implementação do sistema, que garante mais agilidade, economia e sustentabilidade para motoristas no estado”, afirma o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.
“A digitalização também representa um avanço na transparência, tanto para compradores quanto para vendedores, que podem acompanhar todas as etapas em tempo real, garantindo mais confiança no procedimento. Isso reduz a ocorrência de fraudes e protege os usuários”, complementa Lucas Vilas Boas.
(Seplag-MG / Divulgação)
Pesquisa de satisfação
A adesão dos mineiros ao serviço já é expressiva e tende a aumentar. Uma pesquisa de satisfação implementada no processo digital, neste mês, com nota máxima de 5, apontou nota média de 4,7 para o serviço. As pesquisas são apresentadas para os cidadãos assim que finalizam a transferência digital.
Os resultados demonstraram 92,66% de avaliações positivas. Entre os comentários dos usuários, destacam-se elogios à agilidade e à facilidade do processo, descrito como “sem burocracia” e “muito bom e ágil”.
Sustentabilidade
Os impactos da digitalização vão além da comodidade para o cidadão. Com a marca de 100 mil transferências digitais, estima-se que cerca de 800 mil folhas de papel deixaram de ser impressas, e cerca de 200 mil atendimentos presenciais foram substituídos por digitais, evitando mais de 2 milhões de quilômetros em deslocamentos.
Esses números também representam outros benefícios ambientais. Segundo cálculos da CET-MG, mais de R$ 1,1 milhão foi economizado em combustível e cerca de 400 toneladas de gás carbônico (CO₂) deixaram de ser emitidas, contribuindo diretamente para a sustentabilidade.