Sem categoria

SMS realiza agendamento para castração de animais no Alto do Mateus

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ), está realizando, no bairro Alto do Mateus, agendamento para castração de felinos no Castramóvel, que serão feitos nas próximas duas semanas. A ação iniciou nesta segunda (18) e vai até sexta-feira (22).

“O Castramóvel nos permite rodar os bairros com um serviço itinerante de castração, o que garante mais saúde e qualidade de vida para os nossos bichinhos, além de contribuir para o controle populacional e prevenção de doenças. Conforme nossa programação, nas próximas semanas estaremos no bairro do Alto do Mateus, nesta semana realizando os agendamentos e nas próximas os procedimentos e exames prévios necessários. Então, convocamos os moradores desse bairro, que queiram castrar seus gatinhos, para realizarem o cadastro conosco”, destaca Pollyana Dantas, gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Os moradores que tiverem interesse no serviço devem comparecer ao Centro de Referência da Juventude (CRJ) do bairro Alto do Mateus, entre os dias 18 e 22 deste mês, no período da manhã (das 8h às 12h), portando documento de identidade com foto e CPF, além do comprovante de residência. No local, poderá ser feito o agendamento da castração de gatos, machos ou fêmeas, que estejam saudáveis e tenham entre oito meses de vida e seis anos.

Pollyana reforça também que os animais devem estar saudáveis para realização da castração. “A castração é um procedimento cirúrgico por isso é necessário que o animal esteja saudável no dia marcado. Para isso, quinta e sexta-feira anterior à semana da cirurgia, no próprio Castramóvel, estarão sendo realizados os exames prévios necessários. É importante destacar, que só é possível a realização da cirurgia com os exames feitos”, destaca a gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Além do agendamento, ao longo desta semana, as equipes da GVAZ também estarão ofertando o serviço de vacinação antirrábica no local do agendamento. Para ser vacinado, o animal deve ser saudável e ter pelo menos três meses de vida. Fêmeas gestantes não podem ser vacinadas. O tutor deve levar a carteira de vacinação do seu animal, mas caso não tenha, será entregue o comprovante de imunização no ato da vacina.