Cícero Lucena confirma envio de alunos para intercâmbio no Reino Unido e exalta iniciativa do Governo da Paraíba
O prefeito Cícero Lucena confirmou, nesta quarta-feira (9), o envio de 40 alunos e 10 professores da Rede Municipal de Ensino para um intercâmbio educacional no Reino Unido, marcado para novembro. O anúncio foi feito durante a solenidade de lançamento de mais uma edição do programa Conexão Mundo, do Governo da Paraíba, para estudantes da rede estadual em oito países.
Durante o evento, Cícero Lucena exaltou a iniciativa e destacou a sintonia entre as políticas públicas das gestões municipal e estadual, que vêm promovendo avanços significativos na educação. O prefeito fez questão de elogiar o governador João Azevêdo, destacando o comprometimento da gestão estadual com uma educação pública de qualidade e com oportunidades que ampliam horizontes para os jovens paraibanos.
“O que demonstra a relevância e valorização deste projeto é a iniciativa do Município de João Pessoa de enviar, em novembro deste ano, 40 jovens e 10 professores da rede municipal para a Inglaterra. Buscamos, assim, preparar os alunos para o Ensino Médio, de responsabilidade do Governo Estadual, proporcionando-lhes uma base sólida, incluindo o aprendizado de idiomas já no âmbito municipal”, afirmou o prefeito.
De acordo com o Governo da Paraíba, o Conexão Mundo, programa integrado as políticas públicas, visa fomentar o desenvolvimento de competências colaborativas, estabelecer parcerias internacionais entre instituições de ensino, ampliar o repertório cultural dos estudantes, incentivar a formação profissional internacional e promover a formação em língua estrangeira, além de construir redes de compartilhamento de boas práticas educacionais.
O governador João Azevêdo explicou que os alunos passam por processo de seleção, adaptando-o às particularidades de cada país. Durante solenidade, o chefe do executivo estadual anunciou os países Canadá, Colômbia e Irlanda como novidades para a edição deste ano. O roteiro do programa já conta com Inglaterra, Escócia, País de Gales, Espanha, China, Chile e Reino Unido. O investimento é de R$ 61 milhões para o envio de 400 alunos, com tempo de permanência de até três meses em um dos países.
“O Conexão Mundo permite realizar um sonho que muitas vezes, para muitas pessoas, poderia ser até considerado inatingível. Porque, evidentemente, todo mundo sabe do custo de uma viagem internacional, e quanto mais uma permanência, às vezes 60, 90 dias, ou até mais, dentro de um intercâmbio como esse. Mas é a real possibilidade de não só o aprendizado da língua, que é fundamental. O que a gente tem que entender que esses 400 alunos, junto com outros 4,5 mil, passaram pelo curso de formação na Língua Inglesa e depois foram selecionados”, afirmou o governador.
O secretário de Educação do Estado, Wilson Filho, disse que o Conexão Mundo representa uma iniciativa pioneira no Brasil, por ser o maior programa de intercâmbio estudantil do país. “Estudantes oriundos da rede pública estadual, que desfrutaram da oportunidade de um intercâmbio custeado pelo Estado. Essa experiência singular proporcionou aos alunos vivências no Chile, Espanha, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte e China. Destaca-se o pioneirismo do Estado em enviar estudantes para a China”, afirmou o secretário.