Sem categoria

Prefeitura cadastra 95% das árvores na cidade

Paula Pessoa


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos já realizou o cadastramento de mais de 75 mil árvores existentes em calçadas, canteiros, praças e áreas verdes do município. O número corresponde a 95% do patrimônio arbóreo público da cidade.

O Plano Municipal de Arborização Urbana estima que o patrimônio arbóreo de São José é de 80 mil árvores urbanas, que vêm sendo cadastradas desde junho de 2020. Após o cadastro, cada árvore recebe uma placa de identificação com numeração específica e QR Code, que pode ser lido por dispositivos móveis, como celulares e tablets com acesso à internet.

Com a leitura do código, o munícipe pode acessar informações diversas, como nome popular e científico, altura, condições de saúde, data da coleta e localização geográfica. Além disso, também é possível acompanhar os laudos realizados pelos técnicos da Prefeitura. Essas informações também podem ser acessadas por meio do endereço eletrônico gravado na placa, com numeração específica para cada árvore.

Plano Municipal de Arborização

O Plano Municipal de Arborização Urbana é o principal instrumento para o planejamento e gestão da arborização urbana do município. O documento traz as diretrizes para implementar a arborização na cidade indicando, por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas e metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros.

Orientações

No site da Prefeitura, os munícipes podem consultar QR code de árvores e ter orientações sobre plantio, poda ou pedido de supressão. Consulte aqui.

Solicitações relacionadas a denúncias de danos a árvore, poda irregular, ou a comunicação sobre a queda de uma árvore podem ser feitas via Central 156.

São José possui, entre outros títulos, o de Amiga das Árvores devido a arborização urbana | Foto: Cláudio Vieira/PSJC

Reconhecimento

As árvores da cidade têm papel fundamental na sustentabilidade e no combate às mudanças climáticas, pois oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre outros benefícios.

Em 2024, São José dos Campos recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o selo do programa Tree Cities of the World, organizado pela FAO e Fundação Arbor Day. Foram contempladas 167 cidades do mundo.

Durante a semana do meio ambiente, em junho do último ano, São José recebeu, pelas mãos do Governador Tarcísio de Freitas, o prêmio Governador André Franco Montoro, em reconhecimento a outros dois projetos inovadores: Reflorestamento urbano (floresta urbana), com o Parque Santa Julia e Proteção da biodiversidade, com o Programa Primatas de São Francisco Xavier.

E, pelo segundo ano consecutivo, o selo “Cidade Amiga das Árvores”, por conta do trabalho feito pela preservação do verde urbano e em prol da sustentabilidade e conservação da arborização brasileira, referente às ações realizadas durante o ano de 2023.

Todo reconhecimento evidencia o trabalho do município na gestão das árvores urbanas, realizado por meio do programa Arboriza São José, que reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitação técnica e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas árvores cadastradas no portal Geosanja.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade