Sem categoria

Fundação Cultural estimula o hábito da leitura em São José

João Paulo Sardinha


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

*Colaborou a estagiária Walquíria Teodoro.

Ano novo, novas leituras! Que tal estabelecer novas metas (literárias) para 2025?

Nesta terça-feira (7), comemora-se o Dia do Leitor. E, na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o incentivo à leitura acontece em todas as regiões da cidade.

Além das oficinas literárias nas casas de cultura, a instituição financia obras por meio do Fundo Municipal de Cultura. O clube de leitura em São Francisco Xavier também faz sucesso todos os meses.

Na prática

George Furlan já foi professor da oficina de escrita criativa da FCCR. “Minha relação com os livros é orgânica. Leitura é uma parte fundamental do meu ofício. Acredito que, assim como nos relacionamos com as pessoas, nós nos relacionamos com os textos. Ao mesmo tempo que há o livro oficial, que você está lendo no momento, há outros livros que você tem a necessidade também de se relacionar ao longo do expediente”, afirma.

“Há os livros de consulta, os de cabeceira, além daqueles que conhecemos por alto e ainda só almejamos. A leitura transporta, informa, inspira, motiva. Ler, para mim mesmo ou para as crianças, é antes de tudo descortinar horizontes inesperados, ideias, palavras, histórias. É um modo de dar alimento e fôlego à alma”, completa.

A leitura, portanto, é um hábito que deve ser incentivado desde a infância. Ela traz diversos benefícios, dentre os quais o aumento do vocabulário, ampliação de conhecimento cultural, aprimoramento do raciocínio.

Falando em livro infantil, na Casa de Cultura Lili Figureira, na região sudeste, é possível conhecer Mirian Cris, uma escritora de mão cheia. Seu primeiro livro, “Tuco o catador de palavras” narra a “história do menino, filho de catadores de papelão, que sonha em aprender a ler e escrever”.

Uma história inspiradora que você pode ler também. A obra foi financiada por leis de incentivo.

Clube de leitura

Quer se jogar de cabeça na leitura?

A Associação Amigos da Biblioteca de São Francisco Xavier criou um Clube do Livro, que acontece uma vez por mês, sempre na última quinta-feira de cada mês. A reunião é presencial e as 25 vagas são concorridas.

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está mergulhada no universo da literatura. Que tal deixar o celular um pouco de lado e aproveitar um tempinho para ler um livro?


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo