Campanha ‘Outubro Prosa’ encerra missão com histórias de autocuidado e prevenção na Sesau – CGNotícias
Encerramento contou com participação da carreta móvel do Hospital do Amor, com serviços às servidoras da Sesau
Prevenção e autocuidado foram as palavras de ordem que imperaram durante todo o mês de outubro, nas ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio das equipes da Rede de Atenção à Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Com resultados positivos, a campanha lançada no Parque Sóter somou mais de 70 ações executadas em 57 unidades de saúde, com o intuito de ampliar a conscientização e incentivar o rastreamento de possíveis cânceres em mulheres que utilizam a Rede Municipal de Saúde de Campo Grande.
Como fechamento da campanha, nesta quarta-feira (30), as equipes da Sesau, em parceria com a Unidade Móvel do Hospital de Amor, disponibilizaram de forma estratégica, serviços às servidoras e familiares, oferecendo exames de Papanicolau (preventivo) e Mamografia, com todas as vagas preenchidas rapidamente.
Esse foi um dos motivos que levaram a dona de casa Maria da Glória de Souza, de 69 anos, e a servidora da Sesau Eva de Oliveira (62), a levantarem mais cedo e estarem presentes no estacionamento da Sesau, reforçando o time de mulheres que seriam atendidas pela unidade móvel do Hospital de Amor.
A dona Maria da Glória destacou que a prevenção é essencial. “Cuidar desde o comecinho é muito importante, e toda mulher deveria fazer esse exame.” Ela ressaltou que sua filha, que trabalha na Sesau, agendou sua consulta e ainda revelou que, no ano de 1996, passou por uma cirurgia para a retirada de um nódulo benigno na mama. “Por isso, a importância do autocuidado, porque se aparecer um câncer no começo, ele ainda tem cura”, pontuou.
Já a técnica de enfermagem da Unidade de Saúde Familiar (USF) Oliveira II, Eva de Oliveira, revelou que aproveitou o período de férias para fazer os exames oferecidos pela campanha. “Às vezes, cuidamos tanto dos outros que esquecemos de cuidar de nós mesmas. Essa ação da Sesau junto com o Hospital de Amor é muito importante para nós também, servidoras. Aqui, [fora do nosso ambiente de trabalho] somos vistas como pacientes, e essa experiência nos ajuda a entender melhor a perspectiva dos usuários.”
Neste sentido, a coordenadora da Rede de Atenção Básica da Sesau, Glória de Araújo Pereira, ressaltou a importância da campanha voltada à saúde da mulher, bem como o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em proporcionar acesso ao cuidado preventivo. “Nossa meta é ampliar cada vez mais o alcance da campanha, levando informações e exames a todas as mulheres, para poderem cuidar de sua saúde com mais segurança e apoio. Esse trabalho conjunto é um passo essencial para reduzir a mortalidade e aumentar a qualidade de vida das nossas usuárias.” O evento foi organizado pela servidora Esthefani Uchôa, gerente técnica de Saúde da Mulher, da Sesau.
Para a superintendente da Rede de Atenção à Saúde, Ana Paula Resende, o impacto positivo da mobilização é evidente. “Nosso compromisso é garantir que cada mulher tenha acesso ao cuidado integral e à prevenção, para podermos enfrentar juntos essas doenças. A campanha é uma forma de reforçar o autocuidado e lembrar que a saúde da mulher é prioridade em nosso município.”
Em nome da secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, o adjunto da Sesau, Aldecir Dutra, ressaltou em seu discurso a importância de ações inclusivas. “Precisamos de ações que cheguem a todos. Nosso objetivo é ampliar o acesso aos exames preventivos e avançar na qualidade dos atendimentos, melhorando nossos indicadores de saúde.”
Campanha Outubro Prosa Saúde e Prevenção
Lançada em 2 de outubro no Parque Sóter, a campanha Outubro Prosa teve como foco a conscientização e capacitação da população e dos profissionais de saúde, para o controle dos cânceres de mama e colo do útero.
Durante todo o mês de outubro, 57 unidades de saúde realizaram 70 ações voltadas para a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças, ampliando o acesso aos exames essenciais para a saúde das mulheres.
A campanha foi finalizada com a ação voltada às servidoras da Sesau, que contou com a unidade móvel do Hospital de Amor, oferecendo 60 vagas para exames de mamografia e preventivo, com todos os horários preenchidos e espaço para encaixes de última hora.
Critérios para os Exames
Mamografia: Mulheres de 40 a 49 anos devem realizar o exame anualmente, e mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos. É necessário não ter feito mamografia nos últimos 12 meses.
Papanicolaou: Disponível para mulheres de 25 a 64 anos, com orientações para não usar pomadas ginecológicas ou ter relações sexuais 48 horas antes do exame. Evita-se também o exame durante o período menstrual.
Para participar, as mulheres precisam apresentar CPF, RG, Cartão SUS e comprovante de residência.
Convite Comunitário e Engajamento Familiar
Além da unidade móvel, agentes comunitários de saúde entregaram convites durante visitas domiciliares, incentivando mulheres nas faixas etárias recomendadas a realizarem os exames.
Outro destaque da campanha foi o concurso de desenho “Meu Desenho Tem Mais Cor”, que promoveu a interação entre crianças e responsáveis e serviu como um momento de sensibilização para o autocuidado.
Parcerias e Resultados em 2024
Até o momento, a parceria entre a Sesau e o Hospital do Amor, por meio da Unidade Móvel já realizou ações conjuntas com diversas unidades de saúde, incluindo as USFs Moreninhas, Vida Nova, Estrela do Sul, Jardim Presidente, Coophavilla, Itamaracá, Vila Cox, Arnaldo Estevão de Figueiredo, Carlota, Nova Bahia, Universitário e Cohab.
#PraTodosVerem Foto de capa: Mostra várias mulheres (servidoras da Sesau) sentadas em cadeiras organizadas no pátio da Secretaria de Saúde, acompanhando a programação do evento; Foto 1: Imagem mostra várias mulheres (servidoras da Sesau) fazendo alongamento corporal, parte da programação do evento; Foto 2: Imagem com várias pessoas fazendo alongamento e em destaque uma mulher sorrindo alongando o braço; Foto 3: Carreta do Hospital do Amor estacionada no pátio da Sesau