Comunidade do IFSP dialoga durante Encontro de Assuntos Estudantis – IFSP
Evento discutiu temas de grande relevância, como Assistência e Alimentação e Nutrição Estudantis
De forma inédita, o IFSP realizou o I Encontro de Assuntos Estudantis, que reuniu a Diretoria de Assuntos Estudantis (Daest), a Comissão Central Permanente de Assistência Estudantil (Copae), o Comitê de Alimentação e Nutrição Estudantil (Coane) e representantes do Diretório Central dos Estudantes e Entidades Gerais Estudantis. O evento aconteceu entre os dias 20 e 22 de agosto, no Campus Catanduva.
O encontro trouxe as temáticas Assistência Estudantil e Alimentação e Nutrição Estudantil no IFSP. Essa foi uma oportunidade de ampliação do diálogo entre os diversos atores que participaram do evento. Também foram discutidas e encaminhadas necessidades da comunidade, as quais serão apresentadas em forma de relatório.
As atividades do encontro foram abertas pelo diretor da Daest, Reginaldo Vitor Marçulli Pereira, pelo reitor do IFSP, Silmário Batista, e pelo diretor-geral do Campus Catanduva, Marcelo Velloso Heeren.
Para os discentes que acompanharam as atividades, o encontro entre diferentes profisisonais da Instituição e representações estudantis foi de extrema importância, como aponta Wesley Gabriel Silva, aluno do Campus Avaré, membro da União Estadual dos Estudantes do Estado de São Paulo e da diretoria das Atléticas do IFSP: ” tivemos a oportunidade de debater a criação de mecanismos institucionais para buscar soluções para o nosso principal desafio que é a universalização da alimentação estudantil, mas também debatemos a criação de um mecanismo de incentivo, mas sobretudo de proteção às entidades e lideranças estudantis, dando condições para a execução plena da democracia nos campi”. Para os discentes, afirma Wesley, os diálogos significam mais um avanço para solucionar os problemas estruturais do IFSP e caminhar rumo a uma Instituição soberana e alinhada aos projetos de reconstrução e soberania nacional.
Assistência Estudantil
Os assuntos referentes à Comissão Central Permanente de Assistência Estudantil (Copae) foram conduzidos pela servidora de referência e assistente social da Daest, Michelli Aparecida Daros. A temática principal das discussões versou sobre a nova Política Nacional de Assistência Estudantil (Lei n. 14.914/2024). Assim, falou-se sobre a atualização das Resoluções n.º 41 e n.º 42/IFSP/2015, tendo em vista a aprovação da nova legislação. Foram realizados debates e encaminhamentos a respeito da atualização do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), indicador que tem sido utilizado para que os estudantes do IFSP possam acessar os programas de Assistência Estudantil na Instituição.
Os presentes também conversaram sobre as possibilidades de ampliação da participação estudantil na gestão, monitoramento e avaliação dos programas de assistência estudantil e acesso, aprendizagem e acompanhamento pedagógico de estudantes com necessidades educacionais específicas.
Por fim, as equipes de Assistência Estudantil nos campi e a Unidade de Auditoria Interna (Uadin) dialogaram sobre o processo de auditoria realizado no âmbito do Programa de Auxílio Permanência (PAP), bem como sobre a necessidade de melhorias no Módulo de Atividades Estudantis do Suap, utilizado para a gestão do Programa de Auxílio Permanência nos campi.
Alimentação e Nutrição Estudantil
A servidora de referência e nutricionista Thaiza Goes Fruneaux conduziu as discussões acerca do Comitê de Alimentação e Nutrição Estudantil (Coane). Os assuntos discutidos foram divididos em temas centrais: “Alimentação e Nutrição no IFSP: de onde viemos, onde estamos e para onde vamos?”; “A Construção do Direito Humano à Alimentação Adequada – das normativas às ações”; e “As diferentes faces da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada”.
Relações Estudantis
A discussão acerca das relações estudantis foi conduzida por Vitor Marçulli, que dialogou com o movimento estudantil por meio dos representantes do Diretório Central dos Estudantes do IFSP Karla Aparecida Albuquerque dos Santos (presidenta), Michael Rocha e Hamonrá Silva (diretores), dos membros de entidades gerais estudantis Hugo do Carmo Silva (Ubes), Lay Kayin Gomes Escórcio (Fenet), Wesley Gabriel Moura Silva (UEE-SP), e o estudante egresso Felipe Gobo Bruno.
Eles falaram sobre a importância da construção de uma política institucional que tem como premissa o reconhecimento da organização estudantil no âmbito do IFSP, com seções dedicadas ao direito de participação nas atividades do movimento estudantil e área de convivência para as entidades estudantis.
Na ocasião, foi encaminhada a formação de um grupo de trabalho com representantes do movimento estudantil e da Diretoria de Assuntos Estudantis, para que seja elaborada uma minuta e apresentada ao Conselho Superior do IFSP (Consup) ainda neste ano.