Orquestra Sinfônica de João Pessoa é aplaudida de pé no Festival do Sesc, em Areia
A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa foi aplaudida de pé pelo público no Festival do Sesc, realizado no município de Areia, na última sexta-feira (31). Durante o evento, sob a regência do maestro Nilson Galvão, os músicos anteciparam o IV Concerto Oficial da Temporada 2024 – ‘Uma noite na Ópera’, e executaram diversas árias.
“É uma felicidade muito grande para todos nós que fazemos a Prefeitura de João Pessoa ver esse espetáculo que é a nossa Orquestra Sinfônica Municipal. Eles foram muito bem recebidos em Areia. Os músicos mostraram toda sua habilidade e capacidade criativa e estética. Todos estão de parabéns”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele acrescentou que este é um momento importante porque a Orquestra começa, inclusive, a circular. “Nós temos que ter um plano de ação forte para que a Orquestra possa circular mais, além dos nossos concertos que fazemos em João Pessoa, e ganhar outros ares, outros ambientes, novos territórios. Começamos por Areia, mas, seguramente, outros virão”, adiantou.
Durante o concerto, os músicos fizeram um passeio por algumas óperas famosas, tocando trechos instrumentais ou levando a palavra na voz da soprano convidada, a paraibana Izadora Chacon.
“Este concerto teve uma grande relevância para nós, que fazemos a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. Foi um dos mais importantes dos últimos anos, com a área externa do palco construído para o evento lotada e o público aplaudindo de pé. Contamos com um público de várias regiões do Nordeste”, afirmou o professor Samuel Espinoza, coordenador da Orquestra.
O maestro destacou ainda suas impressões após a apresentação. “Um privilégio e uma honra ter participado deste evento que foi uma vitrine espetacular para a Orquestra”, acrescentou.
Para o maestro regente Nilson Galvão, todos que fazem a Orquestra ficaram muito felizes com o convite do Sesc para participar do evento. Ele ressaltou que essa alegria também está relacionada ao fato de que o Festival tem priorizado os grupos do estado. Acrescentou ainda que esse convite é fruto do trabalho feito pela Orquestra.
“Um trabalho de qualidade que o Sesc pensou em levar não só para os alunos que participaram do Festival, mas para o público em geral de Areia. Uma participação muito importante para a Orquestra, fora do nosso contexto da cidade de João Pessoa. Então, é nossa Orquestra mostrando o trabalho em outros municípios. Estamos muito felizes”, completou.
Concerto – Durante o concerto, foi executada uma das óperas mais famosas de Mozart, a Don Giovanni. Também do compositor, as árias Porgi amor (Dar amor) da ópera As Bodas de Fígaro, e Or sai chi l’onore (Agora você saberá o que é honra), da ópera Don Giovanni. De Giacomo Puccini, Tosca, e a ária Vissi d’arte (Vivi da arte).
No repertório, a ópera La Traviata, de Verdi. Em seguida, vem O Prelúdio, Sempre libera (Sempre Livre); a ópera Cavalleria Rusticana, do compositor italiano Pietro Mascagni, e o número Intermezzo, instrumental.
A ópera Madama Butterfly, de Puccini e a ária Un bel di vedremo (Um belo dia nos veremos); La Gazza Ladra (A pega ladra), ópera escrita pelo compositor italiano Rossini; Gianni Schicchi e a ária O mio babbino caro (Oh, paizinho querido) também foram executadas no concerto.