Novos residentes participam do Dia da Integração no HM
Sheila Faria
Secretaria de Saúde
O Hospital Municipal realizou nesta terça-feira (5) o Dia de Integração dos novos médicos no programa de Residência Médica. A integração marcou o início da especialização da turma de 2024.
São 48 médicos que ficarão no hospital por 2 ou 3 anos, dependendo da especialização. Eles vieram de vários estados do país, como Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Roraima, Rio de Janeiro, São Paulo e até da Bolívia. A média é de 600 inscrições por ano.
Saul Diego Torrico acredita que chegou ao lugar certo. Ele é boliviano e veio validar o diploma no Brasil por ter uma irmã que já mora em São Paulo. “Pesquisei cidades seguras e desenvolvidas para fazer a especialização e encontrei São José. Li sobre o programa do hospital para fratura de fêmur e fiquei impressionado, vou me especializar em Ortopedia. Aqui tem recursos e pacientes”, afirmou.
A turma 2024 terá 11 áreas de especialização – Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia, Pediatria, Neonatologia e Urologia.
“Me apaixonei pela cidade no dia que vim fazer a prova da Residência. Não conhecia o hospital, mas as pessoas daqui falam muito bem, dizem que nesse hospital o SUS funciona”, afirmou Lucas Caetano Rodrigues, que é do Pará e morava no Tocantins. Ele vai se especializar em Anestesiologia.
Na Integração, os novos residentes participaram de palestras sobre o Hospital Municipal, com os temas Recursos Humanos, Hotelaria, Farmácia, Nutrição, Qualidade, Medicina, Serviço de Arquivo Médico e Estatística, Serviço de Controle de Infecção, Tecnologia da Informação, Engenharia de Segurança do Trabalho.
“O Hospital da Vila tem muito a oferecer e contribuir para a formação na especialidade médica que escolheram”, afirmou o médico Afonso Guedes, coordenador da Comissão de Residência Médica do HM.
Lucy Montoro
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em São José, recebeu este ano mais dois médicos para especialização em Fisiatria – Medicina Física e Reabilitação. A unidade passou a ter 6 residentes. Desde 2014, o Lucy oferece vagas anuais de residência nessa especialização.
“É muito gratificante participar da formação destes médicos, melhorando a qualidade da assistência ao paciente”, afirmou a médica Maria Angélica Jajáh, diretora técnica do Centro de Reabilitação Lucy Montoro.
O Hospital Municipal e o Centro Lucy Montoro são gerenciados pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). O HM é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e o Lucy, pelo governo do Estado. Os dois atendem 100% SUS.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
Unquestionably consider that which you stated. Your favorite reason appeared to be on thhe internet the
simplest thing to consider of. I say to you, I definiely get annoyed while peoole think about
concerns that they plainly don’t understand about.
You managed to hit the nail upon the highest and also defined out
the entire thing with no need side effect , folks coulpd take a signal.
Will probably be back to get more. Thank you https://Fortune-glassi.mystrikingly.com/