Agência Minas Gerais | Influenciadores portugueses promovem o Destino Minas na BTL Lisboa
Ações com influenciadores digitais são um importante mecanismo de promoção de produtos e destinos em feiras internacionais. Além de viralizar nas redes sociais, contribuem para atrair a atenção de um público segmentado. O influencer digital Diamantino Martins é um desses fenômenos portugueses. Com 21,7 mil seguidores, além de criador de conteúdo, ele é proprietário da agência Pólis Viagens e Turismo. “Como profissional e criador de conteúdo, considero importante divulgar o Estado e seus produtos aqui, até para dar mais visibilidade ao destino Minas”, diz.
Diamantino Martins é um dos influenciadores digitais que têm usado perfis nas redes sociais para promover Minas Gerais na 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das maiores e mais importantes feiras de turismo do mundo. As ações do Governo de Minas, que conta com um estande na feira lisboeta, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), fazem parte do programa “Minas para o Mundo: Mundo para Minas”. A BTL Lisboa começou na última quarta-feira (28/2) e a programação se estende até domingo (3/3).
“Uma das grandes apostas de Minas aqui na BTL é o que o estado tem de melhor a oferecer: a gastronomia”, comenta Martins em um vídeo no perfil @dimantinomartins, no Instagram. Como agente de viagens, ele reconhece que a procura pelo destino Minas cresceu no último ano. “Na minha agência, vendi pacotes para o Carnaval de Belo Horizonte este ano. Descobri que é uma festa genuína, popular e segura”, comenta.
Palestrante oficial da BTL Lisboa, a influenciadora Sónia Justo é multiplataforma – escreve sobre gastronomia e viagens em blog, podcast, redes sociais e Youtube com o perfil @lovelylisbonner. Presença constante no estande do Governo de Minas, Sónia se mostra encantada com as degustações promovidas pelos chefs Felipe Rameh e Roberta Gomes na Cozinha Viva. Embora ainda não conheça Minas Gerais, ela se diz instigada a visitar o estado ao participar da BTL. Quando indagada sobre a primeira imagem que vem à mente quando se menciona Minas Gerais, a influenciadora não hesita em citar a gastronomia e as paisagens naturais.
“Minas Gerais tem muito ainda a crescer como destino em Portugal, o viajante português tem uma ligação muito forte com o Brasil. A participação de Minas na feira é muito orgânica e natural. O estande chama muito a atenção: tem pão de queijo, cachaça, queijo, café”, pontua. Em todas as feiras das quais Sónia participou no ano passado, Minas marcou presença. “Os estandes de Minas Gerais e do Brasil são sempre os mais cheios, animados e populares. O europeu gosta muito”, acrescenta.
O casal Ana Granjo e Ricardo Couto, do travel blog com o instigante nome de Gato Vadio (@gatovadiotravelblog), com 27, 5 mil seguidores, também ainda não tiveram a oportunidade de viajar ao Brasil. De Minas Gerais, se encantaram com as imagens das cachoeiras. “Só conhecemos Minas Gerais pelas novelas”, conta. No estande mineiro, participaram da Cozinha Viva e experimentaram o porquinho crocante com banana caramelada, mini vegetais tostados e rotti. “Achamos tudo delicioso, não estamos acostumados a comer quiabo”, destaca Ana.
A criadora de conteúdo conta que a cozinha mineira tem similaridades com a portuguesa, como o porquinho, que também é comum em outros preparos na culinária local, mas também percebeu influências africanas. “O purê de banana é muito diferente. No geral, gostamos dessa mistura de sabores e culturas”, avalia. Minas Gerais, segundo o casal, oferece diversas opções, como patrimônio histórico, natureza e gastronomia, para vários nichos de públicos. “Há uma vantagem: os portugueses gostam de viajar e comer bem”, resume Ana Granjo.
Sobre a BTL Lisboa
A 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), realizada no Parque das Nações, conta com 1.400 expositores e espera receber mais de 60 mil visitantes até domingo (3/3). A BTL Lisboa reúne operadoras, redes hoteleiras, companhias aéreas e prestadores de serviços turísticos para desenvolvimento de negócios e promoção de networking.
Minas Gerais se destaca entre os 75 destinos internacionais. São três dias exclusivos só para profissionais da área e, no fim de semana, o evento será aberto ao público, que poderá conhecer destinos, hotéis, operadoras, cias aéreas, cruzeiros, locadoras, atrativos e fornecedores.
I always spent my half an hour to read this website’s articles all the time along with
a mug of coffee.
Everyone loves it when folks get together and share thoughts.
Great website, stick with it!
Excellent post. Keep writing such kind of information on your page.
Im really impressed by your site.
Hi there, You have performed a great job. I’ll certainly digg it and
in my opinion recommend to my friends. I am confident
they’ll be benefited from this website.
Hello, i think that i saw you visited my web site so i came to “return the
favor”.I’m attempting to find things to improve my web site!I suppose its ok to use some
of your ideas!!