Sem categoria

Hospital Regional opera bebê ainda no útero da mãe, procedimento inédito na unidade – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) realizou, no último sábado (3), sua primeira cirurgia fetal para a correção de uma meningomielocele – malformação em um feto de 27 semanas. Até então, o procedimento só tinha sido realizado duas vezes em território sul-mato-grossense.

A malformação consiste em uma abertura na parte da coluna vertebral do bebê, deixando a raiz nervosa exposta e podendo acarretar em sérios problemas como a paralisia e hidrocefalia. O especialista em medicina fetal, Maurício Saito, que veio de São Paulo para realizar a cirurgia, explica que a incidência da meningomielocele é de um para mil nascimentos no Brasil.

“A [malformação] mais comum é a que ocorre na parte final da coluna que é responsável pela movimentação dos membros inferiores, da urina e pelo controle intestinal. Então, como há essa exposição dos nervos é muito comum a criança ficar paraplégica, não ter o controle do urina e da evacuação”, afirmou.

Para corrigir a malformação, foi utilizada uma técnica minimamente invasiva com abordagem intra-utero por endoscopia, sem a necessidade de abrir a barriga da mãe como em cirurgias convencionais, conforme detalha o especialista em cirurgias minimamente invasivas, Dr Alexandre Silva e Silva, que também veio de São Paulo para realizar o procedimento.

“Durante o procedimento a parede abdominal e o útero não são abertos. São feitas pequenas incisões de aproximadamente meio centímetro por onde passam alguns tubinhos que chamamos de trocateres. Por ele introduzimos uma câmera e os instrumentos para realizar a correção da malformação”, acrescentou o especialista.

A paciente em questão foi encaminhada para o pré-natal de alto risco do HRMS e os dois especialistas vieram de forma voluntária para executar o procedimento. “Como temos esse contato com o professor [dr Maurício Saito], ele se dispôs a vir fazer a cirurgia aqui no hospital”, completou a médica ginecologista, Vanessa Chaves de Miranda.

Para a chefe do Centro Obstétrico do HRMS, Fernanda Moreira Faustino Sábio, essa é uma oportunidade única para aprimorar e melhorar o atendimento prestado à população. “Nos permite alcançar um nível de aprendizado muito grande, com especialistas renomados e um caso raro. Mostra que o hospital e o setor estão preparados para esse tipo de procedimento de alta complexidade”, afirmou.

 

A cirurgia foi acompanhada por integrantes de Programas de Residência Médica do HRMS e profissionais de outras unidades através de parceria com a Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul. Residente do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HRMS, Gidelson Júnior Zagonel da Silva conta como foi acompanhar um procedimento do tipo pela primeira vez.

“Encerro meu ciclo de residência em março e é a primeira vez que acompanho um procedimento dessa complexidade. Se trata de uma doença rara e quando a gente tem a oportunidade de ver um profissional qualificado e experiente, que já realiza cirurgias em São Paulo com uma frequência muito maior, isso é muito valioso”, afirmou o residente sobre sua experiência.

Especialista em medicina fetal, o diretor técnico da Santa Casa de Campo Grande, Dr Willian Lemos, também acompanhou o procedimento e destacou o benefício da cirurgia para a qualidade de vida do paciente.

“De fato é um procedimento complexo e temos diversos pacientes que são acometidos dessa doença no Brasil inteiro. Essa cirurgia é uma abordagem feita no mundo há cerca de 20 anos, então a gente precisa trazer isso para cá. Sabemos que uma cirurgia bem-feita, no período intrauterino, além de trazer benefício para o paciente, melhora no quadro motor. O paciente que acaba não realizando esse procedimento dentro do período fetal invarialvelmente será submetido, no período pós-natal, à derivação do ventrículo peritoneal – que é quando a gente coloca uma válvula para corrigir a hidrocefalia, que acaba sendo uma consequência dessa doença”, afirmou.

Para a diretora-presidente do HRMS, Marielle Alves Corrêa Esgalha, esse é mais um marco na história do hospital que vem, ano a ano, aperfeiçoando e ampliando a gama de atendimento em alta complexidade.

“Essa cirurgia reforça não só a qualidade do atendimento oferecido pelo nosso hospital, mas também na capacidade de lidar com procedimentos complexos de maneira eficaz. O HRMS mais uma vez se destaca mostrando excelência, dispondo de tecnologia de imagem avançada e instrumentação cirúrgica especializada, além de contribuir na capacitação de profissionais de saúde para procedimentos específicos”, afirmou.

Joilson Francelino, Comunicação Funsau/HRMS
Fotos: Joilson Francelino

2 comentários sobre “Hospital Regional opera bebê ainda no útero da mãe, procedimento inédito na unidade – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

  • Project-based knowing at OMT transforms math іnto hands-on fun, sparking enthusiasm in Singapore students fоr impressive examination outcomes.

    Ꮯhange mathematics challenges іnto victories witһ OMT
    Math Tuition’smix ߋf online аnd on-site choices, backеd
    bʏ a track record οf student excellence.

    Αs mathematics underpins Singapore’ѕ credibility f᧐r excellence in international benchmarks ⅼike PISA, math tuition іs essential t᧐ unlocking a kid’s potential
    ɑnd protecting academic benefits іn this core topic.

    Ϝ᧐r PSLE success, tuition սses personalized assistance tо weak aгeas, like ratio and portion problemѕ, preventing typical mistakes Ԁuring the test.

    Αll natural growth wiith math tuition not ߋnly increases
    O Level ratings yet additionally cultivates abstract tһоught abilities useful fоr lifelong learning.

    Inevitably, junior college math tuition іs crucial tⲟ
    securing toр A Level resultѕ, opening doors to prestigious scholarships ɑnd һigher education chances.

    OMT’ѕ custom-made program uniquely supports tһe MOE syllabus bү emphasizing error
    analysis and correction methods tο decrease errors
    іn analyses.

    Sepection of method concerns ѕia, preparing ʏoս thoгoughly
    for any math test аnd Ьetter scores.

    Ӏn Singapore’s competitive education landscape, math tuition supplies tһe additional ѕide neеded foг
    pupils to excel in һigh-stakes examinations ⅼike the
    PSLE, O-Levels, and A-Levels.

    mʏ blog :: secondary 2 math papers

  • Excellent web site. Lots of useful info here. I am sending it to some buddies ans also sharing in delicious.

    And of course, thank you for your sweat!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *