Sem categoria

Guarda Municipal realiza palestra sobre o combate à intolerância religiosa sob a perspectiva legal – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O evento foi promovido pelo programa GM sem Preconceito, da Diretoria de Recursos Humanos – Robert Gomes/GM-Rio

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizou, nesta terça-feira (23/1), a palestra “O Estado Laico e a Perspectiva Legal”, ministrada pelo advogado Luís Felipe de Paulo Campos, secretário-geral da Comissão de Diversidade Religiosa e Coordenador da Câmara de Mediação e Conflitos para Casos de Intolerância Étnico Religiosos do Município do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pelo programa GM sem Preconceito, da Diretoria de Recursos Humanos, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, e também para orientar o efetivo sobre como agir e identificar situações do dia a dia envolvendo denúncias e flagrantes relacionados ao tema.

Participaram da palestra gestores e integrantes das unidades operacionais da GM-Rio e também estiveram presentes como convidados a subsecretária de planejamento estratégico e projetos especiais da Secretaria de Ordem Pública (Seop), Maria Eduarda Couto, o vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa (CONEPLIR), Og Sperle, e a integrante da Coordenadoria da Diversidade Religiosa da Secretaria Especial da Liberdade Religiosa do Município do Rio, Laura Pereira.

Durante o encontro, o advogado Luís Felipe apresentou o panorama histórico da laicidade do Estado Brasileiro, que é vigente desde 1890, e abordou a legislação atualmente em vigor, nos níveis federal, estadual e municipal, que trata sobre o combate à intolerância religiosa, incluindo ainda parecer do Supremo Tribunal Federal (STF) para a questão polêmica do abate religioso.

– O Estado Laico e o exercício da laicidade são questões que a gente atravessa com muito prejuízo no Brasil. Mesmo há mais de um século que não somos mais um Estado Confessional, ainda são inúmeros os casos de violência e intolerância religiosa, em especial contra as religiões de matriz africana, no nosso país. Temos essa percepção também por meio das denúncias que chegam até a Central 1746 – comentou Luís Felipe.

O advogado ainda falou sobre as atribuições dos guardas municipais enquanto agentes públicos na mediação e ou interferência nos casos de intolerância. Duas questões, em especial, foram levantadas pelos público para que fossem esclarecidas pelo advogado, no que diz respeito à fiscalização da perturbação do sossego durante cultos dos mais variados segmentos religiosos e às oferendas e ritos em áreas públicas de preservação ambiental, como parques e praias. As duas situações estão passíveis de fiscalização pelos guardas municipais. Luís Felipe conversou com os agentes sobre os aspectos legais da abordagem e também destacou o desconhecimento e a ignorância em relação às religiões como um fator que ajuda a promover preconceitos, discriminação e violências.

– Nós, guardas municipais, não podemos prevaricar, nos omitir e nem abusar da autoridade nas questões que dizem respeito aos direitos e à defesa da crença, por isso, esse tipo de instrução é muito importante para nos atualizar e relembrar a legislação que vai orientar e amparar nosso trabalho nas ruas – destacou o inspetor Claudio Figueiredo, coordenador regional da Zona Norte.

O tema intolerância religiosa começou a fazer parte, junto com as questões do capacitismo, em 2023, do programa GM sem Preconceito, que visa combater e conscientizar o efetivo da GM-Rio sobre violências que ainda são muito presentes na sociedade brasileira, para estimular ações individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas e desumanas. O programa existe desde 2016 e já atuava em três eixos, que são o racismo, a LGBTfobia e a violência contra a mulher.

Marcações: Guarda Municipal intolerância religiosa Palestra

10 comentários sobre “Guarda Municipal realiza palestra sobre o combate à intolerância religiosa sob a perspectiva legal – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

  • 999bet.help nhiều trò chơi đa dạng và hấp dẫn

  • Ai từng trải nghiệm Vu88 đều hài lòng và muốn gắn bó lâu dài.

  • CSKH Vu88 hỗ trợ 24/7, phản hồi nhanh và nhiệt tình.

  • OMT’s exclusive curriculum introduces enjoyable challenges
    tһаt mirror test inquiries, sparking love foг math and the ideas to perform wonderfully.

    Unlock ʏoᥙr kid’s ϲomplete capacity іn mathematics with OMT Math Tuition’ѕ
    expert-led classes, customized tⲟ Singapore’s MOE syllabus fοr primary school, secondary, ɑnd JC students.

    Tһе holistic Singapore Math technique, ԝhich develops
    multilayered problem-solving abilities, highlights whʏ math
    tuition іs importаnt for mastering the curriculum and preparing fоr
    future professions.

    Math tuition addresses specific discovering speeds, allowing primary school trainees tⲟ deepen understanding оf PSLE topics like location, boundary,
    ɑnd volume.

    Thoгough comments fгom tuition trainers on method attempts
    assists secondary trainees pick ᥙρ from blunders, enhancing
    accuracy fоr the real Օ Levels.

    Dealing ѡith indivirual learning designs,
    math tuition mɑkes sure junior college students grasp topics ɑt their very ߋwn pace foor A Level success.

    OMT’ѕ exclusive educatonal program boosts MOE standards tһrough аn alⅼ natural technique that
    nurtures bogh academic abilities ɑnd аn іnterest fоr mathematics.

    Aesthetic aids ⅼike diagrams aid envision issues lor, improving understanding аnd examination performance.

    In Singapore, wheге mathematics effectiveness οpens up doors to STEM professions, tuition іѕ vital fߋr solid examination foundations.

    Μy web-site part time math tutor jobs philippines

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *