Prefeitura de Cuiab | Prefeitura de Cuiab entrega 236 certificados do Qualifica Juventude em 2023
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), realizou nesta quarta-feira (13) a cerimônia de entrega dos 236 títulos de qualificação profissional para os alunos que concluíram os cursos oferecidos em 2023 pelo Qualifica Juventude. A solenidade ocorreu no Complexo Cuiabanco, com a presença de representantes da SMATED e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac-MT), entidade responsável por ministrar os workshops profissionalizantes.
Danielly Bettina, que concluiu o curso de design de sobrancelhas, demonstrou satisfação com a nova área de atuação. “As aulas foram explicativas, tudo que aprendíamos, já colocávamos em prática com nossas colegas de curso. Eu gostei muito, pois foi disponibilizado todo material para iniciarmos os atendimentos e fazermos disso uma fonte de renda”, afirmou Danielly, que já está construindo uma clientela no ramo de modelagem de sobrancelhas.
O programa Qualifica, idealizado pela primeira-dama da capital, Márcia Pinheiro, visa reduzir o desemprego em Cuiabá, promovendo a independência financeira. Em parceria com o Senac-MT, os cursos do ‘Qualifica Juventude’ 2023 proporcionaram qualificação e inclusão no mercado de trabalho para jovens entre 15 e 29 anos.
Os acadêmicos receberam certificados dos cursos profissionalizantes, nas especialidades de assistente de marketing e vendas, cerimonial e protocolo para eventos, design de sobrancelhas, depilação egípcia, empreendedorismo digital, excelência em atendimento e vendas, informática básica (módulo 1 ao 4), inglês básico aplicado aos serviços turísticos, marketing em mídias digitais e redes sociais, Qualidade no Atendimento ao Cliente (módulo 1 e 2), qualidade no atendimento ao cliente, técnicas de maquiagem, técnicas para bartender, tranças, aperfeiçoamento para camareiro (a), língua brasileira de sinais (libra) e boas práticas de manipulação de alimentos.
A secretária-adjunta municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cácila Nassarden, destacou a importância do programa Qualifica Juventude para fomentar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável na Capital. “Eu acredito em como a capacitação pode mudar a vida das pessoas. Para nós da Prefeitura de Cuiabá, mais importante do que dar o peixe é ensinar a pescar, por isso trabalhamos diariamente em programas de qualificação para os jovens, para produtores rurais e a comunidade em geral. O Qualifica, quando foi idealizado pela nossa primeira-dama, Márcia Pinheiro, tinha como objetivo diminuir o desemprego, e hoje 236 jovens saem daqui com uma profissão, prontos para o mercado de trabalho”, pontuou.
Edu Sá, coordenador técnico e turismólogo na Secretaria de Turismo de Cuiabá (SMT), que concluiu o curso de inglês básico aplicado aos serviços turísticos, parabenizou a parceria. “O curso de inglês básico aplicado aos serviços turísticos foi oferecido para os colaboradores da SMT e trouxe um conteúdo prático e dinâmico. Foram 40h de atividades que serviram como um estímulo aos participantes. Nossa Secretaria finalizou com 15 alunos que receberam o certificado, e como atendemos moradores, visitantes e turistas no Museu do Rio e no Museu do Morro da Caixa D’água Velha, é essencial essa preparação para que possamos atender com qualidade os turistas estrangeiros que visitam Cuiabá”, destacou Edu, reforçando que agora a SMT está elaborando um roteiro básico para atendimento aos turistas estrangeiros.
Rosana Abutakka, diretora de educação profissional do Senac-MT, reforçou a relevância da parceria com a Prefeitura. “Para o Senac, é uma grande honra participar desse projeto lindo e fazer a entrega desses certificados. Queremos ainda mais fortalecer essa parceria com a Prefeitura de Cuiabá porque entendemos a importância do Qualifica Juventude. Por meio da educação, conseguiremos fazer a transformação que tanto buscamos na nossa sociedade. Quando tomamos conhecimento do programa, ficamos animados com a ideia de capacitar os nossos jovens, para que possam ingressar no mercado de trabalho e construir, desde cedo, a tão almejada independência financeira”, revelou.