COMO DIMINUIR OS EFEITOS DA COVID?
COMO DIMINUIR OS EFEITOS DA COVID LONGA ?
Algumas pessoas que foram infectadas pelo SARS CoV-2, vírus que causa a COVID-19, sentem alguns sintomas mesmo após o final da infecção! Esse efeito de longo prazo do coronavírus é conhecido como “pós-Covid” ou “Covid longa”.
Quais os sintomas da COVID longa?
Dentre os sintomas mais comuns da Covid longa estão a fadiga (cansaço), cefaleia (dor de cabeça), dispneia (falta de ar ou dificuldade de respirar), distúrbios do sono e mialgia (dor muscular)
Médicos e cientistas procuraram identificar o grupo mais vulnerável a desenvolver a COVID longa. Eles observaram que indivíduos que foram hospitalizados com casos graves de COVID apresentam maior risco de dispneia persistente e fadiga/fraqueza muscular por um período prolongado.
COMO DIMINUIR OS EFEITOS DA COVID LONGA?
Notavelmente, as comorbidades, como diabete, câncer, obesidade e doenças cardiovasculares, comumente associadas ao aumento da gravidade da COVID-19, não foram associadas ao início da COVID-19 longa!
Um estudo recente (abril/2023) publicado da revista Diagnostics determinou o impacto da atividade física no sono, fadiga e modificações cognitivas em indivíduos afetados pela COVID longa. O estudo investigou a diferença de como a COVID longa afeta indivíduos fisicamente ativos daqueles com estilo de vida sedentário.
Foram investigados quatro grupos de participantes: atletas competitivos, atletas amadores, instrutores de esporte e pessoas sedentárias. Todos os participantes do estudo experimentaram fadiga muscular persistente seis meses após o final do período positivo para COVID-19. Um ano após terem sido infectados, todos foram avaliados com relação ao seu grau de fadiga.
O maior achado desse estudo foi constatar que as pessoas com maior capacidade física apresentaram menores sinais de fadiga comparativamente às pessoas sedentárias, e independente do gênero ou faixa etária!
COMO DIMINUIR OS EFEITOS DA COVID LONGA?
Essas descobertas indicam que indivíduos com um estilo de vida fisicamente mais ativo sentem menos os sintomas comuns da COVID longa. No entanto, tal redução não foi sentida pelas pessoas sedentárias.
Por que fazer atividades ou exercícios físicos?
Além de garantir uma vida mais longa, com mais energia e evitar doenças, a prática regular de atividades ou exercícios físicos pode promover também uma “proteção adicional” contra os efeitos de longo prazo dos casos mais graves de COVID-19!
Portanto, cuide de sua saúde e de seu sistema imunológico. Venha para a Pratique e seja feliz e saudável!