CONFIANÇA

ALERTA! COMO EVITAR DOENÇAS E SALVAR O SUS

ALERTA! COMO EVITAR DOENÇAS E SALVAR O SUS

Na história da humanidade, devemos sempre olhar para trás para aprender com os acontecimentos do passado. Com a eclosão da epidemia do coronavírus, o mundo inteiro se viu forçado a confinar as pessoas em casa, fechar o comércio e a economia numa tentativa de impedir o colapso do sistema públicos de saúde.

Agora uma nova ameaça aos sistemas públicos de saúde se forma no horizonte! Contudo, diferente do coronavírus, essa ameaça, apesar de séria, pode ser totalmente evitável!

De acordo com um novo estudo publicado em janeiro/2023 na revista Lancet, uma das mais prestigiosas publicações científicas do mundo, até 2030 surgirão 500 milhões de novos casos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) se não aumentarmos os níveis atuais de atividades físicas na população.

O problema disso? O impacto no sistema público de saúde (SUS)!

O que são Doenças Crônicas Não-transmissíveis?

Doenças Crônicas Não-transmissíveis (DCNT) são doenças de desenvolvimento lento, perduram por muito tempo e exigem cuidados médicos constantes. As DCNT estão, na maior parte dos casos, vinculadas ao estilo de vida.

Por que as DCNT são tão preocupantes?

As DCNT provocam elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida e causam impactos econômicos negativos para indivíduos, famílias e para a sociedade em geral. As DCNT são hoje responsáveis por 72% da mortalidade no Brasil!

ALERTA! COMO EVITAR DOENÇAS E SALVAR O SUS

As DCNTs incluem: Doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabete tipo 2, hipertensão, câncer (mama, cólon, bexiga, endométrio, esôfago, gástrico e renal), demência e depressão em adultos com idade mínima de 18 anos.

Embora a demência represente apenas 3% das novas DCNT evitáveis, a doença corresponde a 22% de todos os custos dos sistemas de saúde. Já a diabete tipo 2 representa 2% dos novos casos evitáveis, mas corresponde a 9% de todos os custos. Já os cânceres representaram apenas 1% dos novos casos evitáveis, mas correspondem a 15% de todos os custos!

Como evitar as DCNT?

A inatividade física (sedentarismo) é um importante fator de risco modificável para doenças não transmissíveis e problemas de saúde, incluindo acidente vascular cerebral, hipertensão, diabete tipo 2, doença coronariana, vários tipos de câncer, demência, depressão e mortalidade por todas as causas, em particular, mortes devido a doenças cardiovasculares.

Os custos globais da inatividade física para os sistemas de saúde, com base em apenas cinco tipos de DCNT (doença cardíaca coronariana, acidente vascular cerebral, diabete tipo 2, câncer de mama e câncer de cólon), foram estimados em 53,8 bilhões de dólares, dos quais 58% foram pagos pelo setor público.

ALERTA! COMO EVITAR DOENÇAS E SALVAR O SUS

A evidência científica atualmente disponível nos permite afirmar que se aumentarmos os níveis de atividade física da população, muitos casos de DCNT podem ser evitados e, dessa forma, aliviar os custos e os impactos econômicos dessas doenças no SUS.

Se, durante a pandemia do coronavírus, você usou máscaras e ficou em casa para evitar propagar a COVID-19 e impedir o colapso do sistema público de saúde, agora é hora de fazer o mesmo!

Adote um estilo de vida fisicamente ativo!

ALERTA! COMO EVITAR DOENÇAS E SALVAR O SUS

Além de evitar doenças e melhorar sua qualidade de vida e seu bem-estar (tanto físico quanto mental) você ainda vai estar contribuindo para aliviar os custos e diminuir o uso de leitos nos hospitais!

Faça a sua parte. Venha para a Pratique e seja feliz e saudável!

 

Nutrição Online Consulta de 45 em 45 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *