Perda de força muscular em idosos: como desacelerar esse processo? – Blog Pratique Fitness
Perda de força muscular em idosos: como desacelerar esse processo?
A perda de força muscular é um fenômeno natural que ocorre com o avanço da idade.
No entanto, é possível desacelerar esse processo de perda muscular com algumas medidas simples.
O que causa fraqueza muscular no idoso?
O envelhecimento é o principal fator de risco para o surgimento da falta de força e da fraqueza muscular nos idosos. A massa muscular começa a diminuir por volta dos 50 anos a uma taxa anual de 1 a 2%. Se não for tratada, acelera a partir daí, aumentando para 15% por década para além dos 70 anos de idade.
Como tratar fraqueza muscular em idosos?
É fundamental que os idosos consumam alimentos ricos em vitamina C, como a laranja e o tomate, além de leite, cereais e grãos para fortalecer os músculos e evitar a perda de cálcio dos ossos.
Quando o idoso perde a força nas pernas?
Sarcopenia. É uma das possíveis causas de fraqueza nos ossos de idosos e é caracterizada como a perda de massa muscular. Assim, um idoso que sofre com esta perda estará propenso a ter fraqueza não só nas pernas, como em todo o corpo.
Sempre tem uma academia Pratique perto de você!
Perda de força muscular em idosos: como desacelerar esse processo?
Como desacelerar o processo de perda de força muscular em idosos?
Uma das principais causas da perda de força muscular em idosos é o sedentarismo. Portanto, manter-se ativo fisicamente é uma das formas mais eficazes de prevenir a perda muscular. Exercícios de fortalecimento, como levantar pesos ou fazer flexões, são ótimos para manter a força muscular. Também é importante incluir atividades aeróbicas, como caminhar ou nadar, para melhorar a circulação e aumentar o metabolismo.
Outra forma de desacelerar a perda de força muscular é através da alimentação. É fundamental ingerir alimentos ricos em proteínas, como carnes, peixes, ovos e laticínios, para manter a massa muscular. Além disso, é importante ingerir uma quantidade adequada de vitaminas e minerais, como vitamina D e cálcio, para manter os ossos saudáveis e evitar a perda de massa óssea, o que também pode levar à perda de força muscular.
Por fim, é importante lembrar de consultar um médico ou um profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer programa de exercícios ou mudança na dieta. Eles poderão avaliar suas necessidades específicas e orientá-lo da melhor forma para manter a força muscular e evitar a perda muscular.
Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!
Perda de força muscular em idosos: como desacelerar esse processo?