Bebidas alcoólicas prejudicam o ganho de massa muscular
Bebidas alcoólicas realmente prejudicam o ganho de massa muscular
Bebidas alcoólicas realmente prejudicam o ganho de massa muscular?
É comum vermos entre os praticantes de musculação o consumo de bebidas alcoólicas. Mas será que realmente há um efeito negativo do álcool no resultado de quem busca o ganho de massa magra?
Estudos demonstram que o álcool prejudica a recuperação do exercício físico na sinaliza celular e diminui as respostas para hipertrofia, mesmo com o fornecimento ideal de nutrientes. O uso de bebidas alcoólicas resulta em inflamação e estresse oxidativo, limitando assim a taxa de síntese de proteínas.
Bebidas alcoólicas realmente prejudicam o ganho de massa muscular
Um estudo publicado no ano de 2014 realizado com 8 homens após o exercício onde eles foram submetidos a 3 situações com o mesmo protocolo de exercícios (treinamento de força, seguido de treinamento contínuo e treinamento intervalado) o primeiro, onde eles não bebiam e ingeriam proteína após o exercício, o segundo onde eles bebiam e o terceiro onde eles bebiam e ainda suplementar com whey protein após o exercício. Como resultado, o grupo que não bebeu não houve nenhum impacto negativo no ganho de massa muscular já o grupo que bebeu teve uma redução de 37% da síntese proteica e o grupo que bebeu e utilizou uma dose de whey protein após o exercício teve uma redução de 24% apenas da síntese proteica após o exercício.
Bebidas alcoólicas realmente prejudicam o ganho de massa muscular
De acordo com este estudo, o consumo de álcool reduz a taxa de síntese proteica da fibra muscular, o que pode prejudicar o ganho de massa muscular (hipertrofia muscular) e/ou a performance.
Mas não é necessário cortar totalmente o consumo de álcool por causa da academia ou da musculação, tem que haver um equilíbrio e prestar bastante atenção a quantidade e a frequência semanal do consumo de bebidas alcoólicas.
Além disso, assim como é importante se hidratar e se alimentar muito bem no dia a dia, com água, proteínas magras, carboidratos integrais, vitaminas e minerais, a atenção à alimentação deve ser mantida na ocasião em que for beber.
Bebidas alcoólicas realmente prejudicam o ganho de massa muscular
Como mostrado, álcool e a hipertrofia não são uma combinação proibida, mas seu consumo deve ser feito com moderação para quem busca hipertrofia. Com isso, pode-se treinar e alcançar os resultados desejados sem precisar recusar os convites para sair com os amigos e com a família.
Se você tem amigos que também buscam um estilo de vida com mais equilíbrio e saudável, ajude-os compartilhando este post em suas redes sociais!
Observação importante: O abuso do álcool também não é uma boa ideia para quem quer emagrecer, já que 1g de álcool fornece 7 kcal (mais kcal do que fornece o grama de carboidrato e de proteína, que são 4 kcal; e quase equivalente a um grama de gordura, que fornece 9 kcal).
E não se esqueça que, fazer exercícios é muito importante. Por isso, conte sempre com a Pratique!
REFERENCIA: PARR, E.B.; CAMERA, D.M.; ARETA, J.L. et al. Alcohol ingestion impairs maximal post-exercise rates of myofibrillar protein synthesis following a single bout of concurrent training. PLoS One; 9(2): e88384, 2014.