Remada curvada: aprenda a fazer e conheça os benefícios! – Blog Pratique Fitness
Remada curvada: aprenda a fazer e conheça os benefícios!
Ter um corpo tonificado e forte é mais do que apenas treinar pernas, braços e abdômen, certo? Exercitar a região dorsal (as costas) é importante, e seus benefícios vão muito além do aumento da massa muscular. A ativação das escápulas (parte superior das costas, que ajudam a estabilizar e movimentar os ombros), o fortalecimento da coluna e a consequente melhoria da postura são importantes.
A remada curvada é uma grande aliada na busca desses objetivos. São três variações: fechada, aberta (ou pronada), que trabalha a parte posterior dos ombros, e supinada, que ativa o bíceps.
Quais os benefícios da remada curvada?
A remada curvada serve para o desenvolvimento muscular harmônico e é um dos poucos exercícios de costas que utiliza o peso livre. Devido à posição curvada, o movimento ativa o dorso, trapézio (porção média e inferior), romboides, deltoide, bíceps braquial, serrátil, entre outros músculos.
Como fazer o exercício remada curvada?
Alinhe os pés aos ombros e flexione os joelhos de leve. Incline-se para frente, sem arquear as costas, até o seu tronco ficar a 45° do chão. Contraia os músculos do abdômen e da lombar. Deixe os cotovelos e braços bem próximos das suas costelas quando você levantar os halteres.
Quais os tipos de remada curvada?
A remada curvada é um aliado e tanto na busca desses objetivos. Existem três variações: fechada, aberta (ou pronada), que trabalha a região posterior dos ombros, e a supinada, que ativa os bíceps.
Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!
Remada curvada: aprenda a fazer e conheça os benefícios!
Como fazer remada curvada?
1. Posicione os pés afastados, paralelos aos ombros, e os joelhos levemente flexionados. O pescoço deve ficar sempre alinhado à coluna, que deve permanecer reta.
2. Contraia o abdômen, abra o peito e encaixe os ombros para trás.
3. A posição dos cotovelos depende da orientação do exercício: na remada curvada fechada e na supinada, eles devem ficar mais próximos ao tronco; por outro lado, na aberta, eles devem se afastar formando um arco conforme você levanta o peso. Nos três casos, mantenha-os semiflexionados.
Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!
4. Segure no centro dos halteres. Se preferir usar a barra, posicione as mãos com distância igual à largura dos ombros.
5. Fique atento à pegada do peso: se a remada for fechada, a palma da mão fica voltada para as laterais do corpo; se for aberta, o dorso da mão fica voltado para frente. Na supinada, a palma da mão fica virada para cima.
6. Desça o tronco e faça movimentos de remada. Puxe os pesos atentando ao movimento das escápulas: é importante que a região “abra e feche” conforme você executa o exercício. Faça o número de repetições recomendado pelo profissional, de acordo com seu objetivo.
Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!
Barra ou halter?
Não há diferença na hora de escolher entre uma barra e um halter, e você pode escolher o que mais lhe convier. Contudo, em geral, à medida que você ganha força, uma barra se torna a melhor escolha.
Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!
Remada curvada: aprenda a fazer e conheça os benefícios!