Tem problema fazer muito exercício?
Tem problema fazer muito exercício?
Um dos maiores desafios da saúde pública em todo o mundo é fazer as pessoas se movimentarem mais. A prática regular de atividades ou exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde física e mental. Nenhum medicamento conhecido une tantos benefícios com tão poucos riscos à saúde quanto a prática regular de exercícios!
Para manter uma boa saúde e prevenir doenças são recomendados pelo menos 150 minutos por semana de uma atividade física moderada (ou 75 minutos/semana de atividades intensas). Atividade física moderada é aquela que eleva sua frequência cardíaca e te faz suar sem te levar à exaustão.
Tem problema fazer muito exercício
Quais benefícios de praticar exercícios?
A prática regular de atividades físicas traz diversos benefícios à saúde, tais como como ajudar no controle do peso corporal, reduzir o risco de diabetes, infarto, AVC e outras doenças metabólicas e ainda contribui para uma boa saúde mental, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e sintomas da depressão.
Porém, existem pessoas que fazem bem mais do que o mínimo recomendado! Será que isso é prejudicial? Fazer mais exercícios que o recomendado pode provocar malefícios, ao invés de benefícios, à saúde?
Pois um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard nos Estados Unidos tem a resposta!
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 100.000 participantes durante um período de 30 anos, encontrando uma redução de 21-23 por cento no risco de morte prematura para pessoas que se envolveram em duas a quatro vezes a quantidade recomendada de atividade física vigorosa (75-150 minutos/semana). ), e uma redução de 26-31 por cento para aqueles que realizam atividade física moderada (150-300 minutos/semana).
A conclusão é clara: Adultos que realizam de duas a quatro vezes a quantidade recomendada de atividade física moderada ou vigorosa por semana têm um risco significativamente reduzido de morte prematura, embora níveis acima disso não forneçam proteção adicional!
Tem problema fazer muito exercício
Mas será que fazer esse excesso de exercícios não faz mal ao coração?
Nenhum efeito prejudicial à saúde cardiovascular foi encontrado entre os adultos que relataram praticar mais de quatro vezes os níveis mínimos de atividade recomendados, em contraste com estudos anteriores que encontraram evidências de que exercícios de resistência de longa duração e alta intensidade, como maratonas, triatlos e longas corridas de ciclismo de distância, podem aumentar o risco de eventos cardiovasculares indesejados.
Segundo Dong Hoon Lee, pesquisador líder do estudo e associado da Escola de Saúde Pública de Harvard, “Esta descoberta pode reduzir as preocupações sobre o potencial efeito nocivo de se engajar em altos níveis de atividade física que foi observado em estudos anteriores”.
Os pesquisadores também descobriram que praticar atividades físicas de longa duração mais de quatro vezes o mínimo semanal recomendado não proporciona redução adicional no risco de morte prematura, o que significa que eles encontraram um limite (300 minutos/semana para alta intensidade ou 600 minutos/semana para atividades moderadas) quando se trata desse tipo de exercício.
Não tem problema fazer exercícios, não importa a quantidade, permanece como uma das principais formas de combater as doenças metabólicas e preservar a saúde, garantindo um vida mais longa e livre de doenças!
O que são doenças metabólicas?
O termo geral doenças metabólicas ou síndrome metabólica descreve um conjunto de fatores de risco que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas, diabetes ou sofrer um derrame. A síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna e está relacionada à obesidade como resultado da alimentação inadequada associada à ausência de exercícios físicos (sedentarismo).
Portanto, mexa-se pouco ou mexa-se muito. Não importa, o importante é se mexer!
Apenas 15 minutos por dia são suficientes para te manter feliz e saudável! Se você não sabe qual exercício fazer, vem para a Pratique. Aqui, nós cuidamos de você!