CONFIANÇA

A Herança do Exercício

A Herança do Exercício

A Herança do Exercício

A atividade física que uma mulher faz antes de ter filhos grava-se em suas células de forma que os benefícios do exercício podem ser transmitidos para as gerações posteriores, incluindo filhos e netos – mesmo que as gerações mais jovens não se exercitem!

Estas são as conclusões de um estudo que sugere que o exercício da avó tem efeitos profundos na saúde metabólica dos netos à medida que envelhecem.

A Herança do Exercício

Conduzido por uma equipe de pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard, o estudo mostra que o exercício da avó melhora a tolerância à glicose em netos adultos do sexo masculino e feminino, mesmo na ausência de exercícios realizados pelos filhos ou netos.

Os cientistas também observaram que o exercício da avó estava associado à diminuição da massa gorda nos netos, independentemente de as avós terem uma dieta saudável ou uma dieta rica em gordura.

Como resultado, o estudo conclui que o exercício da avó tem efeitos benéficos na saúde metabólica dos netos, demonstrando um importante meio pelo qual o exercício antes e durante a gravidez pode ajudar a reduzir a incidência mundial de obesidade e diabetes tipo 2.

Essas descobertas sugerem que o exercício durante a gravidez pode ajudar a prevenir obesidade e diabetes não apenas nos filhos de 1ª geração mas também nos netos!

Mulheres grávidas podem fazer exercícios?

Com exceção de alguns casos específicos de contraindicação médica, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que gestantes façam pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana, tanto de atividades aeróbicas quanto de fortalecimento muscular.

A Herança do Exercício

A pesquisa observou dois conjuntos de camundongos machos e fêmeas com até um ano de idade. Em um grupo, a avó era fisicamente ativa, no outro, não. Em ambos os grupos, os pais dos machos e fêmeas eram inativos.

Depois de estudar a prole por um ano, os pesquisadores observaram que o exercício da avó estava ligado à diminuição do peso corporal e ao aumento da densidade mineral óssea na prole masculina de segunda geração, independentemente da dieta da avó.

Quando os pesquisadores realizaram testes de tolerância à glicose, descobriram que os machos e fêmeas de segunda geração de avós sedentárias mostraram piora da tolerância à glicose com a idade.

Os netos de avós treinadas em exercícios, no entanto, não tiveram esse declínio relacionado à idade na tolerância à glicose, tendo uma saúde metabólica marcadamente melhor em comparação com os netos de avós sedentárias. As dietas das avós também tiveram pouco impacto na tolerância à glicose, sendo a principal variável o exercício.

Quais exercícios mulheres grávidas podem fazer?

Entre os exercícios aeróbicos ou cardiovasculares, os mais indicados durante a gestação são caminhadas, bicicleta ergométrica e natação. Para fortalecimento muscular podem ser praticados o Pilates, yoga, hidroginástica ou a musculação. Por motivos óbvios devem ser evitadas atividades que ofereçam risco de quedas ou contato físico direto onde possam ocorrer pancadas na barriga e esportes de luta.

A Herança do Exercício

Esse trabalho mostra que o exercício durante a gravidez pode ser uma ferramenta importante para melhorar a saúde metabólica de várias gerações e pode ajudar a diminuir a obesidade e o diabetes em todo o mundo.

Onde fazer exercícios com segurança? Vem para a Pratique. Aqui nós cuidamos de você.

Referência: Alves-Wagner, A. B., Kusuyama, J., Nigro, P., Ramachandran, K., Makarewicz, N., Hirshman, M. F., & Goodyear, L. J. (2022). Grandmaternal exercise improves metabolic health of second-generation offspring. Molecular Metabolism, 60, 101490.

Nutrição Online Consulta de 45 em 45 dias

Um comentário sobre “A Herança do Exercício

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *