Vitamina C: 7 benefícios, como consumir e para que serve!

Chamada de forma mais erudita de ácido ascórbico, a vitamina C é uma substância não produzida pelo organismo humano, obtida apenas por meio de alimentos específicos. Ela é de suma importância para o corpo, desde o fortalecimento do sistema imunológico, melhora na pele, no humor e ainda evita uma série de doenças.

Se você precisa consumir mais vitamina C, é indicado que invista em alimentos como a laranja, goji berry, tangerina, kiwi, goiaba, além de folhas verdes como a couve e o brócolis. Quer saber todos os seus benefícios? Acompanhe abaixo!

Quais são os benefícios da vitamina C?

1 – Combate o envelhecimento precoce e doenças

Vitamina C: 7 benefícios, como consumir e falta no organismo!

Essa vitamina é responsável pela produção natural da proteína colágeno no organismo, responsável pela sustentação e qualidade da pele no corpo humano.

Isso fica mais acentuado ainda pelas propriedades antioxidantes da vitamina C, que acaba com os radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce, tanto da pele quanto do organismo. Além disso, evita o desenvolvimento de algumas doenças, como é o caso do câncer e danos degenerativos ao sistema neurológico.

2 – Gera bom humor

Já foi constatado que o consumo de vitamina C é responsável por diminuir o cortisol, histamina e norepinefrina no organismo, os principais causadores de estresse no corpo.

Isso acontece porque o corpo quando em contato com a vitamina C, produz automaticamente os hormônios responsáveis pela felicidade como a serotonina, adrenalina, noradrenalina e dopamina.

3 – Aumenta a imunidade

A vitamina C quando consumida de forma equilibrada, fortalece o sistema imunológico. Isso acontece porque aumenta a produção de glóbulos brancos, células que tem como função eliminar estruturas estranhas que querem adentrar no corpo, no caso, as doenças.

Por isso, é muito comum e indicado que quando sentir a imunidade mais baixa e fraca, o uso de pastilhas ou comprimidos de ácido ascórbico. Você vai se sentir mais forte em pouco tempo.

4 – Aumenta a absorção de ferro

Com as quantidades ideias de vitamina C no corpo, há uma maior absorção de ferro no corpo, necessário para prevenir doenças como a anemia. Essa doença causa desânimo, preguiça, lentidão e falta de foco constante, além de que no caso de crianças, pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo.

5 – Combate derrames

Vitamina C: 7 benefícios, como consumir e falta no organismo!

Essa substância melhora a qualidade do colágeno e elastina no corpo, que nas quantidades ideais, evitam com que haja a ruptura de coágulos, além da formação de danos nas artérias corporais. Assim, o corpo fica livre de sofrer com um possível derrame.

6 – Previne a osteoporose

Ainda sobre a produção de colágeno, essa proteína é essencial para a qualidade dos ossos, dentes, tendões e também a parede dos vasos sanguíneos. Desse modo, o corpo fica mais resistente e há menos chances de doenças como a osteoporose se alojarem no corpo.

7 – Queima gorduras acumuladas

A vitamina C também aumenta a produção de carnitina, que é a substância responsável por transportar gorduras, de modo que sejam queimadas e assim, transformadas em energia para o corpo. Você fica mais forte, ativo(a) e ainda perde um pouco de peso!

Falta de vitamina C: o que acontece?

Vitamina C: 7 benefícios, como consumir e falta no organismo!

Quando o organismo não possui a quantidade ideal de vitamina C, é comum que fique enfraquecido, mais suscetível a doenças como resfriados e gripes. Ademais, há grandes chances do desenvolvimento de escorbuto, doença que gera problemas nas articulações, perda de dentes e hemorragias.

Quanto consumir?

O consumo indicado de vitamina C pode variar de pessoa para pessoa, além de alguns hábitos diários. A dose média recomendada é de 65mg, porém para fumantes, indica-se 20g para cada cigarro fumado.

Como consumir?

A forma mais comum de consumir vitamina C diariamente é por meio dos alimentos já citados acima, além dos comprimidos efervescentes. Para consumi-los, basta mergulhar o comprimido dentro da água e tomar a qualquer horário do dia.

Existem também pílulas, suplementos e xaropes que podem ser consumidos para se alcançar o valor necessário de vitamina C no corpo.

Referências:

https://www.researchgate.net/profile/Luciane_Colla/publication/237390187_

https://0bab2940-a-62cb3a1a-s-sites.googlegroups.com/


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply