7 Vantagens da Corrida – Você Vai se Surpreender com a #5

Todos sabem dos benefícios de uma prática regular de atividade física, mas qual é o melhor exercício? Existe um que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade – claro que idosos devem ter acompanhamento de profissional –, inclusive crianças.

Sabe qual é? A corrida. Com disciplina e respeitando seus limites, a prática da corrida pode proporcionar uma vida muito mais saudável. Entenda:

  • 7 vantagens da corrida,
  • Como começar a correr,
  • Dicas para corrida.

Saia do sedentarismo e comece agora mesmo essa atividade física maravilhosa!

corrida de rua

7 vantagens da corrida – surpreenda-se com a #5

A corrida é um exercício físico aeróbico que também é um esporte, afinal sua finalidade é trazer não somente a boa forma física, mas também uma saúde mental. Por ser uma grande preferência de atividade, é fundamental que você entenda as principais vantagens da corrida e como sua prática regular pode fazer um bem incrível ao seu corpo e mente.

Descubra agora quais são as 7 melhores vantagens da corrida, sendo que a #5 é a que mais poderá lhe surpreender!

  1. Emagrece:

A partir do momento em que você adota a prática de corrida em sua vida, você permite que o seu organismo tenha uma aceleração do metabolismo. Isso faz com que a queima de gordura aumente – principalmente se você aumentar cada vez mais a intensidade de suas corridas, já que o seu próprio condicionamento físico irá melhorar gradativamente e exigir uma prática mais intensa.

  1. Trata os problemas mentais:

A corrida, e os exercícios aeróbicos no geral, possui a capacidade de remodelar o seu cérebro. O que isso quer dizer? É bem simples: a ciência comprovou que a corrida pode aliviar a ansiedade, combater o estresse e a depressão e melhorar sua saúde mental como um todo.

Isso se deve pela liberação de endorfina e monoamina, dois neurotransmissores que têm funções importantes na excitação, cognição e emoção. Sendo assim, melhoram o humor e deixam você muito mais feliz.

  1. Previne a osteoporose:

Conforme a idade avança, a quantidade de cálcio nos ossos vai diminuindo – aquilo que o corpo havia armazenado nas três primeiras décadas de vida – e o que pode ser feito para manter esse estoque ósseo é a atividade física e a alimentação correta.

A corrida, nesse caso, é interessante: correr estimula a retirada e o depósito do cálcio sanguíneo nos ossos, o que previne o problema.

  1. “Conserta” nosso corpo:

Correr é um exercício natural para nosso corpo. É instintivo. Pessoas sedentárias possuem tensões em ligamentos, tendões e músculos de maneira desequilibrada, o que afeta o funcionamento das articulações.

Para isso, a corrida é uma alternativa para tratar esses problemas e fazer com que você tenha todas as suas funções corporais de volta. As articulações irão se movimentar em suas amplitudes fisiológicas, seus músculos trabalharão de forma sincronizada e com intensidade controlada, você terá resistência, enfim são muitas vantagens.

  1. Mais saúde para o coração:

A corrida melhora o sistema cardiovascular, pois potencializa o sistema de transporte de oxigênio. Quem faz a prática física da corrida garante um coração mais eficiente, diminuindo a incidência de doenças neste órgão. Há um controle da pressão arterial, uma melhora na circulação sanguínea e basicamente um aumento na qualidade e a expectativa de vida.

Quando se corre, o organismo recebe uma quantidade maior de sangue e, de consequência, há maior nutrientes e oxigênio para as células.

  1. Melhora a capacidade respiratória:

Juntamente com essa maravilhosa vantagem citada acima, a corrida proporciona o fortalecimento do diafragma e dos músculos intercostais.

Isso significa que a absorção de oxigênio pelos brônquios seja potencializada e controle o ritmo da respiração. A corrida, por aumentar a captação de oxigênio, gera uma maior disposição para o dia a dia, sem contar que ajuda a prevenir doenças respiratórias.

  1. Aumenta a autoestima:

Por causa da ativação da via metabólica que faz um reabastecimento dos neurotransmissores e hormônios que trazem uma regulação aos estados de estresse, depressão e ansiedade, a corrida proporciona um aumento da autoestima.

Ou seja, você começa a ter um maior cuidado com seu corpo, dando maior valor para si mesmo (a). Isso também envolve uma melhoria nos relacionamentos social e profissional, dando maior motivação e interação.

vantagens da corrida

Como começar a correr? Veja dicas!

Se você tem vontade de começar a correr, especialmente depois de descobrir suas vantagens, a orientação mais importante é que você procure um profissional de saúde para fazer uma avaliação geral e garantir que você está apto (a) a praticar corrida, descartando quaisquer doenças crônicas ou lesões pré-existentes.

Se você prefere um acompanhamento no início do aprendizado sobre corridas, a indicação é que você comece na academia – aproveite e realize musculação para evitar risco de lesões, melhorar a estrutura muscular e fortalecer seu corpo contra impactos.

Posteriormente, você pode começar a correr ao ar livre. Entretanto, se você sofre com alguma doença de risco – insuficiência cardíaca, por exemplo – tenha cuidados em dobro, principalmente com a fadiga e esforço excessivos.

Se a sua ideia é perder peso correndo, lembre-se que a alimentação também deve ser regrada: gaste mais calorias do que você ingere.

Intercale a corrida com caminhadas para iniciar bem essa prática e boa sorte nessa sua nova etapa!


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