Treino HIIT em casa: é possível fazer sozinho?

O Treino HIIT é a sigla de High Intensity Interval Training, que no Brasil se traduziu como o “Treino Intervalado de Alta Intensidade” – famosa metodologia que tem chamado a atenção de muitas pessoas pela garantia de resultados surpreendentes em emagrecimento e saúde.

O interesse em emagrecer com rapidez e ao mesmo tempo com saúde vem aumentando conforme as pessoas vão adquirindo problemas de saúde, como a obesidade, diabetes, hipertensão e outros. Passar horas na academia pode não ser o estilo ideal de treino para alcançar esses propósitos.

É aí que o Treino HIIT vem para suprir essa necessidade cada vez maior de melhorar de vida e que pode ser feito em casa, com a maior tranquilidade e conforto. Conheça mais sobre este treino agora:

  • Como funciona o Treino HIIT,
  • Principais benefícios,
  • Exercícios HIIT que emagrecem.

Vamos lá!

Benefícios do treino HIIT em casa: como funciona

O Treino HIIT é uma técnica de treinamento que trabalha com componentes de exercícios aeróbicos e anaeróbicos, onde o foco principal é que você forneça 100% do seu esforço nesses rápidos e intensos exercícios, com períodos curtos de descanso.

Os exercícios aeróbicos são caraterizados pela longa duração, baixa a moderada intensidade e são contínuos, enquanto que os exercícios anaeróbicos possuem menor duração, porém têm maior intensidade.

Altamente eficaz quando feito da maneira correta, o Treino HIIT é comprovadamente atual no auxílio do emagrecimento e na queima de gordura, pois ele aumenta a necessidade do corpo por oxigênio durante o esforço, bem como cria uma escassez de oxigênio durante a recuperação, fazendo com que o corpo tenha que “solicitar” mais desse gás essencial para a vida.

Para você que está curioso(a) com os principais benefícios do Treino HIIT, que pode ser feito em casa, veja logo abaixo aqueles que mais se destacam:

Excelentes resultados em apenas alguns minutos por dia

Dependendo o tipo de Treino HIIT que for escolher (falaremos disso daqui a pouco), você pode obter eficiência com apenas 10 ou 15 minutos por dia, de três a quatro vezes por semana!

Parece impossível? Acredite: o Treino HIIT é exatamente isso. São treinos puxados e exige disposição e disciplina.

Queima mais gorduras

Embora você malhe menos, o Treino HIIT estimula uma maior queima de gorduras por conta dos treinos mais intensos – e essa queima continua mesmo depois do treino ter acabado.

Melhora a saúde e capacidade cardiovascular

Mesmo com treinos curtos, o Treino HIIT aumenta o fôlego para exercícios aeróbicos de longa duração, proporcionando uma maior força e resistência para o sistema cardiovascular.

  • Não exige equipamentos especiais,
  • Preserva a massa muscular, garantindo a perda de peso (que será proveniente da queima da gordura!):

Muitos regimes e dietas de emagrecimento acabam afetando e estimulando a queima da massa magra, junto com a gordura – este não é o seu objetivo! Por isso, o Treino HIIT é indicado.

Pode ser feito em casa

Como foi descoberto, você pode fazer o seu Treino HIIT em sua casa ou em qualquer outro lugar, afinal o treino é dotado pela intensidade máxima, seguida de descanso, com curta duração.

Por isso, você pode chegar em casa após um longo dia de trabalho e gastar alguns minutos realizando um Treino HIIT de qualidade.

  • Aumenta o metabolismo

Resulta em maior queima de gordura e aumenta a produção do hormônio do crescimento (HGH), que influencia auxilia contra o envelhecimento precoce.

Os Treinos HIIT podem ser desafiadores e muito exigentes, mas com grandes benefícios para sua saúde e alcance do corpo que deseja.

Exercícios HIIT para emagrecer e fazer em casa

O Treino HIIT pode ser bem variável, afinal não existe formatos ou padrões de exercícios já selecionados. Você pode escolher o tipo de atividade que mais lhe dá prazer e investir nele, tomando como base o funcionamento correto citado anteriormente.

Entretanto, se você não se importa muito com o tipo de exercício e prefere um programa já pronto, pode ficar tranquilo(a)! Já existem vários programas que foram elaborados à base do Treino HIIT.

Um exemplo muito popular é o Protocolo Tabata, desenvolvido ainda nos anos 90 pelo japonês Izumi Tabata. O método se mostrou altamente superior quando comparado a um treino aeróbico tradicional, em especial sobre a capacidade aeróbica e anaeróbica.

Além desse, o Protocolo Gibala também é muito procurado como inspiração. Método criado pelo canadense Martin Gibala, que se diferencia por ter um descanso maior, mas também um tempo maior em alta intensidade.

Por último, você pode também apostar no Protocolo Timmons, desenvolvido pelo inglês Jamie Timmons, no ano de 2012. Neste treinamento, o que é diferente está relacionado à recuperação, que é mais longa.

É claro que caso você possua uma esteira, elíptico ou queira aproveitar as escadas do seu prédio, não é necessário seguir um treino pronto – basta pedir informações para um profissional de educação física para lhe oferecer um suporte e indicações para a busca de um melhor corpo e saúde!

Somente um bom profissional pode prescrever um treino adequado para você, evitando que lesões ou acidentes aconteçam. Ainda, lembre-se sempre de aquecer o corpo para os estímulos do Treino HIIT, frisando também que ele não é feito todos os dias – para quem está iniciando, duas vezes por semana está de bom tamanho!


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