Treinamento Funcional – O que é? Para que serve? Quando é indicado?

Hoje em dia a preocupação das pessoas com a forma física do seu corpo está crescendo e estão procurando treinos que mostrem resultados de acordo com suas metas e que ajudem a perder peso, definir os músculos e até engordar se for preciso. Sendo assim, conheça tudo sobre o treinamento funcional.

Os tipos de treinos mais procurados são os treinos funcionais devido aos benefícios que podemos alcançar a partir dos exercícios feitos, pois melhoram as nossas habilidades físicas e motora, tornando mais fáceis as atividades que realizamos diariamente.

O treino funcional é um método que contem exercícios mais dinâmicos que o treino feito normalmente, ele abrange movimentos que as pessoas fazem naturalmente em seu dia a dia como agachar e levantar, muitas vezes usando o próprio peso do corpo, melhorando a execução de uma determinada tarefa.

O treinamento funcional é utilizado principalmente por pessoas que pretendem perder peso, pois são feitas através de atividades dinâmicas, aumentando a quantidade de movimentos e a rapidez, e isso faz com que haja grande gasto de calorias.

O treinamento funcional – Vantagens para o corpo

Muitas pessoas começam a praticar esse tipo de treino para entrar em forma mais facilmente, pois são mais intensos e dinâmicos tornando os resultados mais eficientes e rápidos motivando os seus praticantes a continuarem o treino funcional.

O treinamento funcional está crescendo por onde passa e motiva as pessoas a se exercitarem principalmente por causa da melhora de muitos fatores como a resistência muscular, o aumento de força, a perda de peso considerável, flexibilidade e equilíbrio.

As academias e personal trainers estão investindo muito para oferecer o treino funcional aos seus usuários, pois a procura se torna cada vez maior devido a fama que esse treino ganhou através dos resultados positivos que ele proporciona.

Além disso o treinamento funcional serve como um auxílio ao programa que as academias oferecem e possibilita alternar as atividades para ganhar músculos e as atividades para perder peso, isso faz com que o desenvolvimento corporal seja mais eficiente e completo.

Como funciona e porque ele é indicado

O treino exige a execução de variados tipos de exercícios e são feitos principalmente com peso do próprio corpo, no entanto também podem ser realizados com o auxílio de acessórios com peso e equipamentos como bolas e cones.

Quando as pessoas começam a realizar o treino funcional podem ter auxilio dos equipamentos facilitando a prática dos exercícios mais complicados, e depois de adaptados podem utilizar somente o corpo para realizar e intensificar os exercícios praticados.

O treinamento funcional pode ser realizado por todas as pessoas, o que muda entre elas são fatores como o tempo que realizam exercícios físicos, idade, sexo, peso. As pessoas que praticam atividade há algum tempo tem mais facilidade e se habituarão melhor.

Indivíduos mais velhos terão mais dificuldade de se adaptar com esse tipo de treino e por isso devem ter paciência, utilizar pesos adequados, se preparar melhor com exercícios mais simples e fazer movimentos de acordo com a sua capacidade, sem se esforçar muito para não haver complicações.

As mulheres têm o organismo totalmente diferente dos homens, possuindo metabolismo mais demorado, menos força muscular e recuperação menor, portanto não devem comparar aos treinos funcionais dos homens e fazer de acordo com a capacidade do seu corpo.

Qualquer tipo de treino funcional tenta reproduzir movimentos feitos no nosso cotidiano para melhorar as condições motoras, o equilíbrio e a flexibilidade, porém os treinos não servem só para isso, na verdade a procura está aumentando devido à grande perda de peso que é proporcionado.

O treino aumenta a massa magra, melhora a força, deixa o corpo mais simétrico e define os músculos, chegando ao objetivo da maioria das pessoas que praticam esse tipo de treino e motivando-as a continuar fazendo os exercícios de forma regular.

Se estiver pensando em iniciar esse treinamento, primeiro procure um médico ou um profissional da área da saúde e faça uma avaliação física. É bem importante que seu corpo esteja com tudo em ordem para, daí sim, começar!


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