Testosterona – Funções, Como aumentar? Suplementos para comprar

A testosterona é um símbolo de masculinidade e não é a toa – este hormônio é o principal no desenvolvimento dos órgão sexuais masculinos e no fortalecimento dos músculos. Para quem busca um shape perfeito a substância incrementa a lista de suplementações para aumento de massa muscular. O segredo é não extrapolar os valores limites hormonais.

O aumento da massa muscular é somente uma das funções da testosterona. O hormônio age diretamente na produção de novas fibras musculares o que ajuda a diminuir a gordura corporal. Confira a lista completa de funções abaixo.

Saiba o que acontece quando a testosterona baixa pode causar, como ela influencia no seu desejo sexual, como ela acontece no corpo em mulheres, como realizar a reposição de testosterona, como ela influencia no crescimento de pelos e como esse principal hormônio tem os efeitos no corpo.

Testosterona – Função

A testosterona, por ser o hormônio masculino, se tornou meme na internet e alvo de muita informação falsa. Aqui você confere uma lista de funções que mostra o que é fato e o que é mentira. Será que você caiu em alguma pegadinha?

  • testosterona beneficiosControla o estresse:  O macho alfa vai insistir que testosterona é hormônio da agressividade. Na verdade, não é nada disso. Na prática, a substância te ajuda a ficar mais calmo e controlado – o sonho de quem é diagnosticado com ansiedade. Isso acontece por conta da influência que o hormônio tem no controle do cortisol – outro hormônio que faz o controle emocional;
  • Aumenta o apetite sexual: Homens que sofrem de disfunção erétil ou ejaculação precoce geralmente tem problemas relacionados a quantidade de testosterona. Níveis adequados estimulam uma boa performance na cama e fazem com que o homem dificilmente negue uma transa. No entanto, a suplementação não vai deixar ninguém tarado, só manterá o homem dentro do seu potencial sexual máximo;
  • Mais força: Quem faz academia sabe bem que o tamanho dos músculos não significa ter mais força. As vezes o definidinho tem muito mais força muscular do que o bombado. A justificativa para isso é que é necessário níveis de testosterona adequados para que a resistência óssea e muscular alcancem a sua capacidade máxima;
  • Aumenta quantidade de pelos:  Para os homens que querem uma barba ou cabelos mais volumosos a testosterona também é benéfica. Quando adolescente o crescimento dos primeiros fios no rosto são os primeiros sinais de que o nível de testosterona apareceu. Quanto maior é o nível do hormônio do sangue mais chances há de incrementar os pelos – o que pode ser algo ruim entre as mulheres, afinal, elas também tem testosterona em níveis muito menores;
  • Voz grave: Quem já passou pela puberdade sabe bem dos agudos na voz que desaparecem com o tempo de força quase imperceptível. A produção de testosterona engrossa a voz e tem relação com a saúde de suas cordas vocais.

A testosterona pode ter grande influência na saúde em homens, mas assim também nas mulheres que tem grande presença desse hormônio, que em alguns casos pode aumentar a quantidade de pelos, deixar a voz mais grave e muitos outros problemas causados pela deficiência de testosterona, por isso é importante ficar de olho nos níveis baixos ou altos dos hormônios no organismo.

Qual é o nível de testosterona no sangue?

Com tantos benefícios tem gente que já vai correr aos suplementos… calma! Antes de tomar testosterona é preciso saber se o hormônio está em quantidades satisfatórias no seu organismo.

O nível adequado de testosterona para homens varia entre 300 a 900 ng/dL. Já entre as mulheres esta quantidade deve ser muito menor: entre 8 a 60 ng/dL.

Com um exame de sangue (hemograma completo) é possível descobrir a taxa do hormônio no sangue. Se estiver abaixo de 300 entre os homens recomenda-se a suplementação, até quem está dentro da normalidade pode fazer uso de dosagens menores. O que não pode acontecer é ultrapassar os valores de referência.

Todos os seus hormônios devem estar em ordem para um melhor bem estar do corpo em apenas uma vez, porque há casos em que pode ocorrer uma diminuição de massa do corpo e até mesmo em alguns casos, uma perda de massa óssea, deixando-a em baixos níveis, que também podem causar vários outros problemas.

deficiencia de testosterona

Como aumentar a testosterona naturalmente

Nem sempre é preciso tomar suplementos para conseguir regularizar os níveis de testosterona no sangue. Apesar da solução parecer mais simples, você também pode recorrer a algumas técnicas diárias que ajudam o corpo a produzir naturalmente o hormônio.

Para que isso aconteça será preciso aliar:

  • Pratica de atividades físicas regulares;
  • Alimentação equilibrada (nada de frango e batata doce em excesso);
  • Preferir carnes magras;
  • Não corte a gordura do prato (coma gorduras saudáveis);
  • Frutas (por causa dos antioxidantes);
  • Feijão – sim, é verdade que deixa forte!

Além disso, ir ao médico e até mesmo procurar uma reposição hormonal podem estar como sugestões, principalmente em níveis baixos de testosterona. A importância desse hormônio é grande na saúde masculina.

Suplementos de testosterona

Você encontra suplementos de testosterona para comprar em qualquer loja de suplementos ou produtos naturais – nas farmácias é mais difícil. Eles podem ser em cápsulas ou pó para adicionar nos famosos shakes de quem pratica academia.

Quase nenhum deles oferece risco de superdosagem porque são feitos a partir de alimentos estimulantes na produção de testosterona. Para conseguir os resultados desejados deve-se consultar a opinião de um médico para saber o quanto tomar diariamente.

Se o objetivo é aumentar a massa muscular a recomendação é que o suplemento te ajude a fazer conquistar o limite de 900 nd/dL no sangue – com esses resultados seus treinos trarão resultados mais próximos da sonhada hipertrofia.

suplemento de testosterona como tomar

Benefícios de suplementar

Os suplementos, em sua grande maioria, apresentam concentrações de minerais e nutrientes  juntamente ao hormônio. Na prática ele te ajudará a:

  • Dormir melhor;
  • Manter o peso corporal;
  • Controle do colesterol;
  • Regula o humor;
  • Mais resultados nos treinos.

Fique de olho nos sintomas do seu corpo, principalmente nas características sexuais em que a testosterona são influentes, é uma boa maneira de cuidar do seu corpo e em alguns casos, necessária, principalmente quando acontece a perda de massa.

Efeitos colaterais

Sim, pode haver efeitos colaterais se usado de forma excessiva entre elas está:

  • Hipertensão arterial;
  • Problemas no sono;
  • Disfunção erétil;
  • Inchaço corporal;
  • Dores nas articulações;
  • Desenvolvimento involuntário das mamas;
  • Dores de cabeça;
  • Alterações de humor;
  • Testosterona engorda.

Para evitar possíveis danos é recomendado consultar sempre a opinião de um médico antes de iniciar a suplementação. Não são recomendados o uso desenfreado e sem indicação médica, principalmente porque pode influenciar no sistema nervoso e resultar em uma doença mais grave ou outros problemas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One Response

  1. Patricia

Leave a Reply