Termogênicos naturais – 9 melhores opções para acelerar o metabolismo

Muitas pessoas têm usado os termogênicos como alternativa para a perda de peso, afinal, já é até comprovado por pesquisas que alimentos que induzem a termogênese ajudam mesmo no emagrecimento. Entretanto, para que o efeito realmente aconteça é preciso praticar atividades certas e consumir na hora e quantidade certa!

Em relação aos tipos de termogênicos, os alimentos termogênicos são a forma mais natural e menos custosa de induzir o corpo para uma queima calórica acelerada e, assim, facilitar o emagrecimento.

Entretanto, vale lembrar que a perda de peso não é o único efeito dessas substâncias – confira mais em como funcionam os termogênicos.

Abaixo, segue uma lista dos principais termogênicos naturais, como eles funcionam e como você deve os incluir na sua dieta para conquistar a sonhada aceleração do metabolismo.

termogênicos naturais

1. Pimenta vermelha

Esse tipo de pimenta é rica em capsaicina, substância que, ao ser consumida, propicia o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo.

Além disso, eleva a temperatura corpórea e, consequentemente, induz o gasto calórico. Além de auxiliar no emagrecimento, beneficia o sistema cardiovascular, ajuda no controle do colesterol e melhora o sistema digestivo e urinário.

Cabe ressaltar que deve ser usada com moderação no almoço e evitada no jantar para não atrapalhar a qualidade do sono.

2. Gengibre

Essa raiz é um alimento termogênico formidável, ora pelos benefícios que trazem à saúde, ora pela constante presença em sopas, cremes e sucos detox.

O gengibre torna a digestão mais difícil, logo, o corpo é forçado a acelerar o metabolismo que por sua vez aumenta a queima calórica e favorece a perda de peso.

Há alguns estudos existentes acerca do possível risco de provocar hemorragias ou afetar hormônios do feto em evolução,por isso essa raiz não é recomendada para gestantes. Além disso, não é aconselhável para pessoas portadoras de hipotireoidismo, cardiopatias e hipertensas.

3. Alho

Esse é um dos temperos mais utilizados na culinária brasileira. Além de ser encontrado facilmente em qualquer supermercado e hortifrúti, combate a hipertensão e reduz o colesterol.

Além disso, ele é um antioxidante e colabora no combate a radicais livres presentes no organismo. Não obstante, suprime o apetite e estimula a liberação de um hormônio chamado adrenalina e contribui com a aceleração metabólica.

4. Café/Cafeína

O café é um termogênico natural capaz de promover diversos benefícios, como o aumento de energia para as atividades diárias e diminuição da fadiga. Ele também auxilia o sistema respiratório e protege contra doenças neurodegenerativas. O mesmo se dá com outras fontes de cafeína, como o chá verde.

A cafeína ajuda a combater a depressão, previne o Mal de Parkinson e atua na prevenção do câncer, visto que combate as toxinas responsáveis pelo aparecimento de tumores.

5. Canela

Essa especiaria atua com efeito anti-inflamatório, antioxidante, que retarda o envelhecimento, e previne diversas doenças. Como é capaz de regular a glicemia, auxilia no controle de diabetes e reduz o mau colesterol. A canela atua no processo digestivo e induz uma maior queima de gorduras.

Essa pequena madeira não é recomendável às pessoas hipertensas, que têm problemas de fígado, tampouco nos rins. Caso queira fazer o uso, é fundamental consultar um médico previamente.

Esses são apenas alguns dos alimentos termogênicos naturais. Ainda podemos citar outros, como água gelada e temperos, como a mostarda, por exemplo.

6. Chá verde

Poucas pessoas não conhecem as vantagens do chá verde. Esse chá é um potente antioxidante, capaz de acelerar o metabolismo e estimular enzimas controladoras do metabolismo das gorduras, o que favorece a quebra e ajuda no emagrecimento.

O uso constante previne o câncer de mama e atua de forma especial no cérebro, contribuindo para melhora do humor e redução da ansiedade. Para as pessoas que têm insônia, esse chá não deve ser ingerido na parte da tarde ou da noite.

7. Chá de hibisco

Esse é outro chá muito usado por quem deseja emagrecer. Esse chá facilita o processo digestivo e também evita a retenção de líquidos no organismo e, portanto, evita o inchaço.

Uma substância chamada antocianina está presente no chá e ela evita o envelhecimento celular precoce, além de ser uma rica fonte de cálcio e, por ser rica em vitamina C, melhora o desempenho do sistema imunológico.

8. Chá de abacaxi

A fruta é rica em vitamina C e ajuda na prevenção de gripes e resfriados. Por ser rico em bromelina, a digestão é facilitada e aumenta a sensação de saciedade.

Esse chá ajuda na digestão e diminui a retenção de líquidos. Caso queira potencializar os resultados, é possível acrescentar outros ingredientes, como hortelã e canela em pau, por exemplo.

9. Chá de amora

A fruta possui minerais e antioxidantes, tais como betacaroteno e ácido ascórbico. O chá combate a atuação dos radicais livres causadores de doenças e problemas relacionados à insônia, haja vista a presença de propriedades calmantes. Além disso, ajuda a manter a pele saudável, reduz as rugas e fortalece as estruturas do colágeno.

O uso de termogênicos deve ser feito de maneira gradual e sempre com cautela para que os resultados sejam duradouros, seguros para a sua saúde e adequado para a sua alimentação.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply