Termogênicos – Para que servem? Entenda aqui como eles funcionam

O corpo humano tem um processo natural termogênico, que inclusive, é indispensável para a manutenção da vida. Afinal, é por meio da termogênese que o corpo regula o metabolismo para transformar os nutrientes em energia.

Quando ocorre de forma natural, o combustível para esse sistema é o tecido adiposo (gordura), e é por isso que se diz por aí que os termogênicos emagrecem.

Mas o processo de termogênese não precisa acontecer de forma natural, mas também pode ser induzida por meio de termogênicos presentes em alimentos ou suplementos.

Esses funcionam de forma similar a adrenalina, aumentando a frequência cardíaca, capacidade respiratória, e induzindo o corpo a queimar mais calorias.

Mas os efeitos dos termogênicos no corpo podem ir muito além da perda de peso, independente se por meio de alimentos ou suplementos.

termogênicos

Para que servem os termogênicos

O objetivo principal do termogênico é fazer com que o corpo alcance a termogênese, ou seja, induzir o corpo a aumentar a rapidez do metabolismo e fazer com que as células sejam estimuladas a gastar energias.

Tal efeito também pode provocar uma série de consequências positivas no organismo, que o torna recomendado para:

  • Melhorar o desempenho de treinos de alto rendimento;
  • Ajudar na perda de peso saudável e emagrecer;
  • Facilitar o ganho de massa muscular;
  • Estimular o funcionamento do sistema cardiovascular;
  • Promover a contração muscular;
  • Melhorar o processo de digestão;
  • Dar sensação de saciedade e controlar o apetite;
  • Acelerar o metabolismo como um todo;
  • Garantir mais disposição e sensação de bem-estar.

>> Veja aqui 7 dicas de como acelerar o metabolismo <<

Benefícios dos termogênicos (comprovados)

Os benefícios comprovados por estudos científicos dos termogênicos são esses, descritos abaixo:

Ajudam a emagrecer


Tal como mostram resultados de pesquisas divulgadas no Journal internacional of Sports Nutrition, os termogênicos ajudam na diminuição do índice de massa corporal porque estimulam o corpo a queimar calorias mais rapidamente, induzindo um rápido metabolismo mesmo em pessoas que tenham tendência a ter um metabolismo mais devagar.

Outro fator relacionado ao consumo de termogênicos que leva à perda de peso é a capacidade que essas substâncias têm de regular o apetite.

Dessa maneira, quem sofre de compulsão alimentar ou tem o costume de sair da dieta com facilidade, poderá obter bons resultados em dietas ao usar termogênicos naturais com regularidade.

Entretanto, todas as pesquisas que tratam sobre o poder emagrecedor dos termogênicos (tal como se pode ver nessa revisão da literatura médica) o efeito só é conquistado quando há a pratica regular de atividades físicas.

Melhora o desempenho nos treinos


Outro benefício caricato dos termogênicos e que já foi devidamente comprovado por pesquisas científicas é o de potencializar os resultados no ganho de massa muscular e na perda de peso em treinos aeróbicos.

O motivo do efeito é o mesmo: como a termogênese estimula a queima de calorias das células, ao praticar atividades físicas depois de consumir termogênicos, as células estarão funcionando bem mais rápido – o que ocasiona melhores performances em atletas.

Além disso, os estudos mostram que os termogênicos funcionam de forma bem semelhante á adrenalina: aumentam a capacidade respiratória, a frequência dos batimentos cardíacos  o que para os atletas significa mais resistência nos treinos.

Ganho de disposição e foco


Tem um grande movimento de pessoas que se valem dos termogênicos naturais para conquistar mais atenção e foco no dia a dia, sobretudo no trabalho. O maior exemplo disso é a cafeína presente no café, um dos termogênicos naturais mais consumidos no mundo!

O que acontece é que a cafeína funciona no sistema nervoso central regulando a pressão arterial e fazendo com que o corpo trabalhe mais rápido, o que realmente pode te garantir mais foco, concentração e aquela sensação de “trabalhar sem cansar”.

Tipos de Termogênicos


Há várias formas de induzir o corpo ao processo de termogênese, e essas técnicas têm sido amplamente exploradas pela indústria farmacêutica.

Termogênicos naturais


termogênico naturalOs termogênicos naturais são, basicamente, os alimentos termogênicos. Ou seja, plantas, sementes, frutas e todos os tipos de comidas que possuem componentes capaz de induzir a termogênese.

Abaixo, segue a lista dos principais alimentos termogênicos e a quantidade recomendada de consumo de cada um deles:

  • Café – Entre 3 a 4 xícaras de 50 ml por dia é considerado saudável;
  • Chá verde – até 4 xícaras de 50 ml por dia é considerado saudável;
  • Pimenta – duas vezes no dia, quantidade varia conforme a pimenta;
  • Chá de hibisco – recomendado duas vezes no dia;
  • Gengibre – Estudos sugerem consumo de 2 a 4 gramas diárias;
  • Canela – Uma colher de chá por dia é uma quantidade segura;

>> Veja aqui a lista completa de alimentos termogênicos  <<

Suplementos termogênicos


Os suplementos termogênicos geralmente são compostos concentrados de alimentos e, como são feitos com compostos 100% naturais acabam não sendo regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ainda assim, mediante informativos por documentos oficiais a instituição sanitária mais critica do que indica o consumo de termogênicos naturais por via de cápsulas o suplementos pré e pós treino. Sobretudo, àqueles que alegam garantir mais tempo de rendimento em treinos, os quais têm um histórico de reprovação pela agência. 

A política com tendência restritiva da agência não é a toa, afinal, grande parte dos suplementos termogênicos possuem em sua composição altas concentrações de cafeína e não respeitam a quantidade segura diária da substância a ser consumida.

Há casos de pessoas que já tiveram sérios danos por conta do uso de suplementos termogênicos, os quais incluem a perda de visão, problemas cardiovasculares e até casos de morte associado ao uso excessivo das pílulas.

Qual o melhor suplemento termogênico?


Com tantas marcas de termogênico disponíveis no mercado, fica difícil selecionar qual é a melhor, não é mesmo? Sendo assim, elencamos algumas das melhores.

  • Lipo 6: Com cafeína e sinefrina em sua composição, deve ser usado com cautela por pessoas que sofram de problemas cardíacos, mesmo sob orientação médica. Esse suplemento é tão eficiente que resolve o problema do excesso de gordura com apenas uma cápsula por dia. Esse suplemento promete inibir o armazenamento de novas gorduras, acelerar o metabolismo e controlar o apetite. O valor compreende entre R$ 119.86 e R$ 175.66.
  • OxyElite Pro: É um suplemento termogênico poderoso para queimar gordura corporal. A potência se dá devido à sua composição e princípio ativo, os quais fazem o organismo eliminar toda a gordura excedente. O produto ainda inibe o apetite e reduz a vontade de consumir alimentos gordurosos ao longo do dia. O valor pode variar entre R$ 129.90 e R$ 200.00.
  • Hydroxycut da MuscleTech: Além da presença da cafeína, há outras substâncias como Prolina, Metionina e Tirosina, as quais são capazes de queimar gordura e promover a melhora do desempenho durante os treinos. Além de contribuir para a melhora do desempenho durante os treinos, diminui o apetite e auxilia na definição muscular. É possível encontrar esse termogênico no valor de R$ 102.32 e R$ 113.28.
  • BlackMamba Hyperrush: Seu uso é recomendado para indivíduos que já tenham experiência com o uso e que não possuam sensibilidade a cafeína e outros componentes da fórmula, sejam eles: chá verde, extrato de pimenta preta, tiramina e teobromina. Todos esses estimulantes resultarão em um efeito prolongado, o qual manterá a pessoa disposta ao longo do dia e o metabolismo acelerado. A consequência será a queima de gordura 24 horas por dia! O valor compreende entre R$ 92.90 e R$ 159.97.
  • Super HD Cellucor: Além da ação de aumentar o metabolismo, tem como potencializador o efeito combinado da cafeína e Rhodiola, que juntos aumentam ainda mais a disposição. Além disso, auxiliam na expulsão de gordura. As restrições são para as pessoas hipertensas, diabéticas ou que têm algum impeditivo quanto ao uso de estimulantes. Com o objetivo de não correr riscos desnecessários, o ideal é procurar um médico antes de começar a toma-lo. O valor compreende entre R$ 127.41 e R$ 161.91.

 

Essa lista apresenta apenas alguns principais dos termogênicos do mercado. Todos eles, independentemente da quantidade de cafeína ou de outra substância, devem ser ingeridos por pessoas que estejam praticando alguma atividade física, visto que os efeitos desse tipo de substância, sem os gastos calóricos adequados e uma alimentação balanceada podem vir a causar sérios problemas de saúde.

Lembre-se que é fundamental a ingestão de água, seja para a evitar a desidratação ou para regular a temperatura corporal.

Exercícios termogênicos


Algumas modalidades de atividades físicas também são efetivas na aceleração do metabolismo, é o que acontece com o High Intensity Interval Traning – conhecido como treino HIIT.

Essa modalidade de atividades físicas une uma série de atividades, tanto aeróbicas quanto musculares, que forçam a pessoa a chegar ao máximo de rendimento que consegue em pouco tempo de exercício.

Estudos já demonstraram na prática que a modalidade estimula atividade termogênica, conseguindo manter o corpo acelerado por até 48 horas após a sequência de exercícios – o que, na prática, promete mais disposição para o dia a dia e resultados mais rápidos.

>> 7 dicas espetaculares para melhorar a performance do seu treino HIIT <<

Como tomar termogênicos?


O fator mais importante é que o termogênico deve ser combinado com uma boa alimentação e treinos regulares, já que ele sozinho não faz nenhum milagre.

A forma correta de consumo e a quantidade deve ser indicada por um nutricionista, já que pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com o tipo físico, o treino, os objetivos. Diferentes marcas também podem ter diferentes sugestões quanto ao uso, por isso é interessante verificar o rótulo.

No geral, ele deve ser consumido entre 15 minutos e uma hora antes do treino. Porém, o indicado é que isso aconteça pelo menos 6 horas antes do horário de dormir.

Para usar termogênicos de forma saudável, somente com a orientação de um nutricionista, endocrinologista ou médico especialista. Afinal, a quantidade e o tempo de uso dos termogênicos varia muito de acordo com as especifidades de saúde do paciente e o objetivo que possui.

Dessa maneira, o tipo de termogênico e quantidade é bem diferente para uma pessoa que queira emagrecer em relação àquela que quer aumentar o ganho de massa muscular.

Em relação à quantidades não há um consenso entre os médicos, já que a maioria diz variar de acordo com o caso do paciente. Dessa maneria, a úncia determinação legal é a da Anvisa, que recomenda  não extrapolar as 240 mg por dia de termogênicos (pag 28). 

Daí a necessidade de procurar a ajuda especializada, pois sem uma orientação mais assertiva, o paciente que o toma por conta própria acaba refém dos efeitos colaterais e ainda sem ter os efeitos desejados garantidos.

Contraindicações


O termogênico possui algumas contra-indicações e pode oferecer diversos efeitos colaterais se não utilizado da forma correta. Seu consumo não é indicado para:

  • Gestantes e lactantes;
  • Crianças;
  • Diabéticos;
  • Pessoas com problemas cardíacos;
  • Pessoas com problemas na tireoide;

Efeitos colaterais


Na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva foi divulgado uma pesquisa que evidencia os efeitos de produtos termogênicos.

Os pesquisadores destacam que as substâncias perigosas encontradas nos suplementos termogênicos é a efedrina e a sinefrina, compostos capazes de agir no Sistema Nervoso Central.

Dessa maneira, os possíveis efeitos colaterais desencadeados pelos termogênicos são:

  • Insônia e agitação;
  • Dores de cabeça;
  • Tontura e enjoos;
  • Ansiedade;
  • Arritmia cardíaca;
  • Aumento da pressão arterial;

Vale lembrar que produtos com compostos à base de ervas efedras ou laranja-azeda já foram restringidas pela Anvisa desde 2014 com a suspensão de diversas marcas de termogênicos e bebidas energéticas ligadas a melhoria de desempenho em exercícios.

Portanto, se for comprar um termogênico ou na hora de procurar uma alternativa natural para perder uns quilinhos extras trate de conferir se a dosagem de cafeína está dentro do limite e se nos componentes não se encontram efedras.

Referências usadas neste conteúdo


CAMPBELL, Bel et. al. The effects of a single-dose thermogenic supplement on resting metabolic rate and hemodynamic variables in healthy females – a randomized, double-blind, placebo-controlled, cross-over trial. Journaul International Society of Sports Nutrition, 2016. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4815210/>

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Consumo e Saúde, 1ª edição Volume 2, 2016. Disponível em <http://portal.anvisa.gov.br/documents/111522/128011/Boletim+Consumo+e+Sa%C3%BAde+-+2013_2014/e2719073-29b7-4e21-958e-9bdbb4c3935b>

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.Suplementos para atletas são suspensos por propaganda irregular, 2016. Disponível em <encurtador.com.br/nxISY>

GLOBO. Jovem morre após tomar suplemento termogênico, diz família. 2016. Disponível em <http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/01/jovem-morre-apos-tomar-suplemento-termogenico-diz-familia.html>

PAOLI, Antonio et al. High-Intensity Interval Resistance Training (HIRT) influences resting energy expenditure and respiratory ratio in non-dieting individuals. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3551736/pdf/1479-5876-10-237.pdf>

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição, 2016. Disponível em <encurtador.com.br/guzAM>

VOGGEL, Roxanne et. al. Consuming a multi-ingredient thermogenic supplement for 28 days is apparently safe in healthy adults. Food And Nutrition Research Magazine, 2015. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4513183/>


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