Tangerina: Quais os Benefícios, Vitaminas e Propriedades. Conheça!

Tangerina, mas pode chamar também de mexerica, bergamota, mimosa, poncã, laranja-cravo e muitos outros nomes. Essa fruta é deliciosa e uma das mais populares em várias partes do mundo, em especial em regiões de clima tropical e subtropical, como o Brasil. Ela possui grande quantidade de água e, aliada ao seu sabor cítrico, doce e refrescante, costuma ser bastante consumida, ainda mais no verão, para aliviar o calor e também hidratar o corpo.

Além disso, os benefícios da tangerina são muitos, incluindo o bem estar, para sua saúde, combater o envelhecimento precoce, diminuir a quantidade de radicais livres em nosso organismo e aumentar os níveis de energia durante a atividade física no seu corpo, o que pode ajudar em vários itens, incluindo uma melhor absorção de ferro. Leia mais abaixo sobre como incluí-la em sua dieta com nutrição.

Para que serve a tangerina?

tangerina propriedadeA fruta alaranjada possui origem asiática e, além de saborosa, é considerada por especialistas bastante nutritiva, o que produz inúmeros benefícios para a saúde. Consumida normalmente inteira como sobremesa, sua praticidade a torna muito requisitada, afinal, é fácil de descascar e se aproveita quase tudo dela, enquanto que na laranja, por exemplo, o bagaço é desconsiderado na feitura de sucos.

Além disso, é muito comum encontrar essa fruta em doces e até no meio de saladas mais caprichadas. As folhas de tangerina podem ser usadas para fazer chás calmantes. Já com suas cascas doces e cheirosas é possível produzir óleos essenciais.

O melhor horário para consumir a tangerina é à noite, após a janta. Isso porque, esse horário requer frutas mais leves e pouco calóricas, como é o caso da tangerina, ao que veremos em detalhes a seguir. De qualquer forma, essa fruta é uma ótima companhia para quem quer se alimentar de forma saudável sem engordar, sendo, por isso, um ótimo complemento às refeições.

Ela é uma fruta prática de ser transportada, isso porque a casca de tangerina a protege quando colocada em sua bolsa, tudo isso sem interferir nos benefícios à saúde existentes. Assim como todas as outras frutas cítricas, ela também pode aumentar a imunidade e muitos outros benefícios, veja abaixo todos os existentes.

Propriedades existentes na tangerina

A tangerina é fonte rica em vitamina A, vitamina C, vitamina B1 e B2, além de possuir muitos bioflavonoides (como a nobiletina), folatos (semelhante ao ácido fólico) e sais minerais diversos, casos do cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Para se ter uma ideia da quantidade de nutrientes a tangerina carrega, seguem abaixo alguns desses elementos presentes em 100 gramas da fruta:

  • 53 calorias;
  • 13,3 g de carboidratos;
  • 10,6 g de açúcar;
  • 0,8 g de proteínas;
  • 0,3 g de gorduras diversas;
  • 1,8 g de fibras;
  • 2 mg de sódio;
  • 166 mg de potássio.

tangerina benefícios

Benefícios 

Com todos esses nutrientes presentes em sua composição, a tangerina oferece diversos benefícios para a saúde de quem a consome regularmente:

Melhora o aspecto da pele e cabelo

Por ter muitos antioxidantes e cerca de um terço da dose diária necessária de vitamina C, essa fruta ajuda a deixar a pele mais jovem e saudável. Isso porque a vitamina C auxilia na sintetização do colágeno, atuando favoravelmente na recuperação da pele.

Já os antioxidantes combatem as rugas, linhas de expressão e demais sinais de envelhecimento precoce. Ou seja, essa é uma boa forma que pode ajudar a sua pele, além da saúde e bem estar.

Além disso, ela possui uma grande quantidade de vitamina B12, que ajuda a crescer e fortalecer os novos fios de cabelos, ademais, evitando a queda contínua. Quando incluída nas fórmulas de shampoos e produtos capilares, ela também equilibra as propriedades do couro cabeludo e hidrata o complexo inteiro.

Aumenta a imunidade

Já é de conhecimento comum que a vitamina C é a responsável por aumentar a força do sistema imunológico, encontrada em larga escala em vitaminas e suplementos. Na tangerina, essa é uma propriedade abundante, super indicada em casos de doenças como gripe ou resfriados.

A dica é consumir o chá de tangerina – ou a fruta in natura -, acompanhada de hortelã ou gengibre para diminuir a chegada de enfermidades ao seu corpo.

Ajuda a perder peso

Com baixa caloria e rica em água e fibras, a tangerina está presente em diversos cardápios de dieta, sendo amplamente recomendada para quem quer perder peso de forma saudável. As fibras dão saciedade ao estômago, afastando a fome e mantendo o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, as vitaminas presentes na fruta auxiliam a inibir a produção do hormônio do estresse (cortisol), que afeta o armazenamento de gorduras, é rica em vários benefícios para sua saúde, além de ser muito usada como remédios caseiros.

Deixa dentes e gengiva mais saudáveis

A junção do fósforo, cálcio e vitamina C presentes na tangerina são importantes por deixar os dentes mais saudáveis, de acordo com um estudo da State University of New York at Buffalo, nos Estados Unidos. A pesquisa revelou que indivíduos que não ingerem sua dose diária de vitamina C têm 25% mais chance de ter gengivite ou algum outro problema na gengiva e nos dentes.

Diminui o colesterol e protege o coração

A nobiletina contribui para proteger o organismo contra a aterosclerose, uma das principais causas de infartos no coração. Já o potássio existente na fruta diminui a pressão arterial, promovendo um fluxo sanguíneo mais equilibrado, impedindo a formação de coágulos.

A nobiletina também combate a produção de gordura no corpo, em especial no fígado, o que acaba por promover o colesterol bom e reduzir o colesterol ruim. A sinefrina da tangerina, por sua vez, freia a produção de colesterol no organismo.

Combate a diabetes

A tangerina possui em abundância bioflavanoide, uma substância que é utilizada no combate da diabetes tipo 2. Isso porque ela ajuda a regular e estabilizar os níveis de insulina no corpo humano, eliminando picos momentâneos. Então, se você sofre com a doença, é uma boa pedida começar a incluir a tangerina na rotina alimentícia.

Combate problemas do sistema digestivo

Rica em fibras, a tangerina ajuda a manter o sistema digestivo funcionando adequadamente. As fibras, aliadas aos antioxidantes, restringem que o colesterol seja absorvido pelo fígado, o que ajuda a desintoxicar o órgão.

Ela também é uma fruta cítrica com valores super baixos, podendo ser comprado em qualquer lugar, além de que seu consumo pode ser por meio do suco de tangerina, as bagas ou em outras sobremesas. Com a tangerina na saúde, você pode sentir os benefícios na saúde rapidamente.

Referências:

http://www.scielo.br/pdf/cagro/v30n4/v30n4a27


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply