Sintomas da gravidez mês a mês – Como saber se esta grávida

Os primeiros sintomas de gravidez aparecem entre uma ou duas semanas após a fertilização do óvulo, o que corresponde à terceira ou quarta semana de gravidez. A fecundação em si não gera manifestações sintomáticas, mas algumas mulheres podem apresentar alguns sintomas decorrentes da ovulação como cólicas abdominais, mamas mais sensíveis, aumento da libido e alterações no muco vaginal.

A partir da implantação do embrião no útero até a décima terceira semana gestação, um pouco mais ou um pouco menos, o aumento da produção de hormônios promove uma série de sintomas, que não são iguais para todas as futuras mamães e nem podem se repetir da mesma maneira na segunda ou nas demais gravidezes.

Muitos deles são similares aos desconfortos pré-menstruais, portanto podem passar despercebidos ou serem interpretados como início do processo menstrual. Então, para que você saiba exatamente quais são os sintomas de gravidez relacionamos os primeiros sintomas por ordem de ocorrência, mas por diferentes doenças apresentarem os mesmos sintomas é fundamental fazer o teste de gravidez para ter certeza de indicarem o breve nascimento de um lindo bebê.

Para saber exatamente quando surgem cada um dos sintomas, conte as semanas a partir do primeiro dia da última menstruação.

sintomas da gravidez

3ª ou 4ª semana de gravidez

Um pequeno sangramento vaginal é o primeiro sintoma de gravidez, que pode ser discreto para algumas mulheres e nem acontecer com outras.

O óvulo após ser fecundado e ter se transformado em zigoto, leva entre seis e doze dias para ir do ovário ao útero pela trompa uterina e estabelecer-se em sua parede ocasionando esse discreto sangramento, acompanhado de uma tênue cólica abdominal.

4ª semana de gravidez

A época da quarta semana de gravidez acontece o primeiro sintoma de gravidez percebível: O atraso da menstruação.

No entanto, muitas mulheres têm dificuldade de reconhecerem essa ocorrência de imediato por terem ciclos menstruais irregulares onde acontecem menstruações com intervalos de até dois meses ente um e outro.

Também, pode acontecer de a menstruação atrasar por troca de anticoncepcional, infecções, alterações do peso, estresse e vários outros motivos.

Sendo assim, a primeira atitude que uma mulher precisa tomar logo ao notar o atraso de sua menstruação é consultar o seu ou a sua ginecologista.

5ª semana de gravidez

É muito comum o surgimento de um leve inchaço da barriga acompanhado de cólicas e pequenasdores abdominais, que em verdade são sensações de desconforto tomadas por dores.

Geralmente, quando esses sintomas aparecem associados ao sangramento vaginal levam as mulheres a acreditarem estar menstruadas e não grávidas. Principalmente as que têm menstruação irregular.

Outro sintoma de gravidez bastante comum que surge a partir da quinta semana é o aumento da sensibilidade das mamas, onde um simples toque causa incômodo e dor.

Além, de maior sensibilidade, os seios começam a aumentar de tamanho por causa de alterações hormonais que provocam o desenvolvimento das glândulas mamárias.

6ª semana de gravidez

A partir desse momento, acontecem alterações na aparência das mamas, sendo bastante comum o surgimento de veias ao redor dos seios e os mamilos escurecerem.

Como também, a eclosão dos tubérculos de Montgomery. Pequenos nódulos localizados nas aréolas que expelem secreções que passam a lubrificar as próprias aréolas e os mamilos, ficando cada vez mais visíveis no transcorrer da gestação.

Náuseas e vômitos também são muito comuns a partir da sexta semana, apesar de muitas gestantes já apresentarem esses sintomas desde a quarta ou quinta semana. Esses enjoos tendem a melhorar após a décima segunda semana e desaparecerem por completo ao final da décima oitava.

Prisão de ventre é outro sintoma desse período de gestação cuja causa é o início da expansão do útero que reduz a capacidade de contração dos intestinos impedindo-os de manter o fluxo intestinal normal.Essa expansão uterina também provoca inchaço na região do abdômen.

Desejos alimentares estranhos e aversões a pratos comuns de seu cardápio são sintomas estereótipos de mulheres grávidas que começam a dar o ar de sua graça na sexta semana de gravidez.

O aumento do sono, a sensação de cansaço, a frequente vontade de urinar, alterações do paladar e do olfato, tonturas, variações do humor e eliminação de gases, os famosos puns, também são sintomas característicos das mulheres que estão na sexta semana de gestação.

8ª semana de gravidez

É na oitava semana que começa a intensificação dohabitual corrimento vaginal e a pouco comum dor de cabeça, devida a alterações do fluxo sanguíneo cerebral.

10ª semana de gravidez

A aparição ou o agravamento de acne já existente não é um sintoma comum, mas pode ocorrer da décima semana em diante.

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saiba quais são os principais sintomas da gravidez. Disponível em <https://bit.ly/2PlF0St>

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderneta da gestante. Disponível em <https://bit.ly/2xJsZ5a>


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply