Redução do açúcar no sangue – Dicas de como baixar e quais alimentos comer

A quantidade de açúcar na corrente sanguínea é chamada de nível glicêmico. Quando está muito baixo, o corpo começa a se sentir cansado e fraco, pode sofrer de dores de cabeça e mudanças de humor drásticas.Por outro lado, quando  estão altos, pode-se experimentar uma explosão extrema de energia que muitas vezes é prontamente seguida de colisões. Isso acontece porque seu corpo superestima os altos níveis de açúcares produzindo insulina para remover o açúcar de sua corrente sanguínea.

Estudos mostram que a alta ingestão de açúcares leva a um maior risco de depressão em adultos e pode causar inflamação, dor nas articulações, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, ganho de peso, resistência à insulina e diabetes tipo 2.

O desequilíbrio de “açúcar no sangue” também pode fazer experimentar mudanças de humor e desejo de doces. Ao equilibrar nosso açúcar no sangue, podemos recuperar o equilíbrio emocional e físico e melhorar drasticamente a maneira como nos sentimos.

redução do acucar no sangue

O que é glicose e por que ela aumenta?

Os açúcares são nutrientes importantes para o nosso corpo e não devem ser retirados das dietas. Entretanto, é preciso consumir com moderação já que eles também podem ser grandes vilões quando ingeridos da forma e quantidade erradas.

Glicose, sacarose e frutose, todos eles são parentes do açúcar e estão presentes em muitos dos alimentos do dia a dia. Entenda sobre cada tipo de açúcar.

O que é a glicose?

É um carboidrato considerado uma das principais fontes de energia. O pâncreas é o órgão responsável em produzir o hormônio denominado insulina, e que é o responsável por permitir a entrada da glicose em nossas células.

O que é sacarose?

Esse é o açúcar do cafezinho, aquele branquinho mesmo que fica na mesa. A sacarose pode ser bastante prejudicial para a saúde. É encontrado na cana-de-açúcar, mel, raízes de beterraba, ao lado da glicose em certas frutas e em outras plantas.

O que é frutose?

Está presente naturalmente nas frutas, no açúcar de cana e no mel, e é bastante doce. É o mais usado pelas indústrias na fabricação de sucos e refrigerantes, ou seja, podem ser bem prejudiciais.

valor de referencia acucar no sangue

Qual é o papel do açúcar, afinal?

O papel principal do açúcar é ser fonte de energia. Apesar da gordura e proteína também terem essa responsabilidade, uma alimentação com apenas essas duas fontes seria insatisfatória para o organismo. Os açúcares também regulam o metabolismo proteico poupando proteínas, além de funcionarem como condutores que levam essas proteínas para a localização certa.

Sintomas excesso de açúcar no sangue

Apesar de, geralmente, não causar sintomas, pois se instala de forma silenciosa, quando o excesso de açúcar no sangue é persistente ou muito elevado pode provocar:

  • Sede;
  • Aumento da vontade de urinar;
  • Muita fome;
  • Perda de peso inexplicada;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Enjoo;
  • Sonolência;
  • Formigamentos nas mãos ou pés;
  • Visão embaçada.

Como controlar o nível de glicemia

Confira as estratégias importantes e básicas a serem aderidas para que os níveis de açúcar no sangue estejam sempre equilibrados:

  • Escolha alimentos ricos em fibras na maioria de suas refeições;
  • Evite alimentos processados, açúcar adicionado e artificiais;
  • Agrupe alimentos ricos em proteína e gorduras boas com o seu carboidrato para que a digestão seja mais lenta;
  • Quando a fome gritar não corra direto para alimentos ricos em carboidratos simples (açúcar) primeiro. Opte por um alimento rico em proteína ou carboidratos fibrosos/integrais e de baixo índice glicêmico, combinados com algum tipo de proteína ou gorduras boas;
  • Durma bem a noite para que os seus níveis de cortisol estejam mais controlados, resultando em uma melhora da sensibilidade à insulina (hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue);
  • Coma devagar e mastigue por mais tempo. autorização.saudável de frutas e vegetais frescos, grãos integrais e proteínas magras, você ficará surpreso com a rapidez com que os desejos por alimentos ultra-processados , doces e fast food desaparecem.

índice glicemico no sangue

O que comer e o que não comer

Embora muitas pessoas achem que não se enquadram na questão de “grandes consumidores de açúcar” por não gostarem de doces. Mas é importante prestar atenção para os alimentos presentes na geladeira – e nas prateleiras do supermercado -, que podem conter doses altas do mesmo:Uma colher de ketchup contém 1/4 de açúcar;

  • Uma simples lata de refrigerante equivale a três colheres de sopa de açúcar;
  • Uma fatia média de bolo pronto contém, aproximadamente, uma colher de açúcar;
  • Um pote de Iogurte contém duas colheres de açúcar;

Por isso, é importante prestar atenção na hora de consumir qualquer tipo de produto, principalmente os industrializados. Mesmo aquele iogurte inofensivo, tido como benéfico para a saúde, pode esconder em sua composição elementos prejudiciais.

Quem possui baixos índices de glicemia no sangue deve optar pelo consumo de açúcares saudáveis como a sacarose presente nas frutas, estes não proporcionam picos glicêmicos e favorecem a saúde.


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